Responsável pelas reformas em Pesadelo na Cozinha, reality exibido pela Band, a arquiteta Cynthia Sansevero revelou detalhes sobre a complexa operação para transformar restaurantes em apenas 48 horas. Ela explicou que todo o planejamento começa muito antes das gravações com o chef Erick Jacquin, e que a execução exige uma logística intensa e precisa.
“É uma loucura. A gente deixa de viver um pouco lá fora para viver aqui dentro”, resumiu Cynthia. Antes da obra, ela realiza uma vistoria completa no restaurante, coleta medidas, registra fotos e elabora um projeto compatível com o orçamento e o prazo. A partir disso, sua equipe dá início à produção de pintura, elétrica, decoração, comunicação visual e compras.
Na semana de gravação, os profissionais envolvidos correm para garantir que todos os materiais estejam prontos antes da chegada da equipe ao local. “Quando chegamos na terça-feira à noite, o material já precisa estar lá. Não tenho tempo para comprar nada durante a obra”, contou Cynthia para a Band. Segundo ela, o trabalho precisa ser feito sem margem para erros ou atrasos.
Apesar das mudanças visuais impressionarem o público, nem todos os problemas dos restaurantes podem ser resolvidos no curto prazo. “O objetivo é transformar o restaurante e melhorar a estética, mas muitos têm problemas que exigiriam um tempo maior de obra”, explicou. A equipe se concentra nas correções mais urgentes e entrega um espaço funcional para a retomada dos negócios.
Além da reforma, Pesadelo na Cozinha oferece consultoria para os proprietários. “A gente resolve o necessário para funcionar, mas sempre alerta o proprietário sobre o que precisa ser visto depois”, disse Cynthia. Ela conta que os donos raramente sabem o que será feito, já que o sigilo faz parte da estratégia para não gerar expectativas fora da realidade do projeto. “A carinha de felicidade deles quando tiram a venda é o que vale a pena”, afirmou.


