A novela Dona de Mim, atualmente em exibição na faixa das 19h da Globo, teve sua classificação indicativa alterada pelo Ministério da Justiça. A decisão foi divulgada nesta terça-feira (25) no Diário Oficial da União, após análise técnica do DPJUS (Departamento de Promoção de Políticas de Justiça). A trama, que era indicada para maiores de 12 anos, passa a ser considerada imprópria para menores de 14 anos.
Segundo o despacho, a reclassificação foi motivada pela exibição de “violência e conteúdos sexuais em excesso”. Entre os pontos determinantes está a trama da personagem Kamilla (Giovanna Lancellotti), que retrata um caso de estupro, além de sequências que mostram tiroteios durante operações policiais. A novela também apresenta cenas envolvendo tráfico e consumo de drogas ilícitas. A informação é da Folha de S.Paulo.
“Foram identificadas inúmeras tendências, com destaque para: estigma ou preconceito (14 anos), erotização (14 anos), morte intencional (14 anos), descrição do consumo ou tráfico de droga ilícita (14 anos), estupro ou coação sexual (16 anos) e produção ou tráfico de droga ilícita (16 anos)”, informa o documento oficial assinado pelo Ministério da Justiça.
A decisão vale para toda a obra e suas versões derivadas, exibidas em qualquer plataforma ou veículo de comunicação. Com isso, ficam revogadas as classificações anteriores. Apesar da nova faixa etária, a Globo não será obrigada a alterar o horário de exibição de Dona de Mim, já que, desde 2016, uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) desobriga emissoras de seguirem obrigatoriamente a recomendação horária.


