A repórter Duda Dalponte, do Esporte da Globo, foi agredida por torcedores do Flamengo enquanto fazia uma entrada ao vivo para o Jornal Hoje, na última terça-feira (25), no Rio de Janeiro. A jornalista teve o cabelo puxado três vezes durante a cobertura do embarque da delegação para a final da Copa Libertadores, em meio à movimentação no Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador.
Durante a transmissão, Duda Dalponte relatava a festa dos torcedores nas proximidades do embarque da equipe, que enfrentará o Palmeiras na decisão do torneio continental, marcada para sábado, em Lima, no Peru. A repórter estava cercada por dezenas de flamenguistas quando, ainda ao vivo, teve a cabeça puxada por um dos presentes. O ato foi repetido até que, na terceira vez, ela se virou para trás, visivelmente incomodada.
O episódio gerou ampla repercussão nas redes sociais, com manifestações de apoio à jornalista. Na noite de quarta-feira (26), a repórter da Globo usou as redes sociais para comentar. Ela relatou que inicialmente acreditou em um esbarrão acidental, mas logo percebeu a intenção do agressor. Ela ressaltou que está acostumada com tumultos em coberturas esportivas, mas destacou que a situação ultrapassou os limites.
“Na primeira vez que puxaram, achei que tinha sido sem querer (…) Na segunda vez, eu entendi que foi proposital e na terceira eu virei para tentar entender o que estava acontecendo”, afirmou Duda Dalponte. “Tem algumas coisas que não são brincadeiras, não é só empolgação, são agressões. E o que aconteceu foi uma agressão”, completou.
A direção do Esporte da Globo divulgou uma nota oficial em apoio à repórter. A emissora repudiou a violência sofrida pela profissional durante o exercício de sua atividade jornalística e expressou solidariedade a ela. No texto, a Globo reforçou que Duda estava apenas cumprindo sua função e destacou a indignação da empresa com o episódio.
“O Esporte da Globo repudia qualquer forma de violência e manifesta sua indignação à agressão sofrida pela repórter Duda Dalponte. A Globo se solidariza com a profissional que estava no exercício de seu ofício, cobrindo o embarque do Flamengo para a final da Libertadores”, sinalizou o canal.


