O empresário Robinson Shiba retornou a um palco após seis anos longe do público. Fundador da rede China In Box e um dos investidores do início do Shark Tank Brasil, ele deu uma palestra na sexta-feira (28), no Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Shiba utilizou um recurso de voz com inteligência artificial para se comunicar com os presentes, simulando sua fala por meio de texto digitado durante a apresentação.
Shiba sofreu um grave acidente de moto em fevereiro de 2019, que resultou em sequelas motoras e na fala. Desde então, manteve distância da mídia e só retomou sua presença online em 2021. Na palestra, ele agradeceu a equipe, amigos e família e afirmou: “Poder estar de volta e aqui falando é de longe uma das melhores sensações da minha vida”.
Durante o discurso, transmitido também nas redes sociais, o empresário compartilhou uma mensagem de otimismo: “Ubuntu é uma filosofia que levo para a minha vida e, depois do acidente, passou a fazer mais sentido ainda. Eu sou o que nós somos. Que a gente possa seguir fazendo a diferença na vida das pessoas e deixando elas fazerem nas nossas”.
Shiba também fez uma participação especial em um episódio do Shark Tank Brasil. Ele integrou o elenco fixo de investidores do reality entre 2016 e 2019. Desde o acidente, o empresário enfrentou uma longa recuperação. Em entrevista ao UOL, Marcia Shiba relatou que o marido passou por coma induzido, internação prolongada e cerca de um ano e meio em reabilitação. Apesar das limitações motoras, Robinson preserva a memória e a capacidade de compreensão, comunicando-se por sons, gestos e, mais recentemente, com auxílio de tecnologia.


