O surgimento da GE TV, canal esportivo digital da Globo, tem sido tratado internamente como uma resposta estratégica ao crescimento da Cazé TV. A avaliação foi feita pelo conselheiro e ex-diretor de jornalismo do Grupo Globo, Carlos Henrique Schroder, e pela diretora de governança da empresa, Manuela Mattos, durante o evento Conexão Governança – Capítulo Rio de Janeiro, promovido pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).
Um dos maiores nomes da televisão, Carlos Henrique Schroder destacou que a iniciativa de levar conteúdos exclusivos ao digital faz parte de um movimento essencial para alcançar novas gerações de consumidores, especialmente os jovens que já não assistem mais aos meios tradicionais. “Hoje, o jovem é um problema para as mídias em geral, não só para a Globo. Ele não está nas mídias tradicionais. Ele vai para o YouTube, para o Instagram, para o Facebook, vai para outros meios que não os considerados tradicionais”, explicou.
Para o executivo da Globo, não basta permitir que os conteúdos da emissora circulem nas redes sociais por meio dos próprios usuários: é preciso ter presença oficial, com produção própria e controle narrativo. “Quando você está presente com a GE TV e com outros conteúdos que estamos ampliando gradativamente, você passa a ter controle da proposta. O recorte feito pelo consumidor nem sempre é o recorte adequado, e surge uma terceira via: é ele quem está comandando a ação”, comentou.
A executiva Manuela Mattos reforçou que a movimentação da Globo é fruto de debates estratégicos no alto escalão da empresa, que reconhece a Cazé TV como uma concorrente direta. “É um debate que a gente fez no conselho. É óbvio que os outros canais, como a Cazé TV, são concorrentes diretos, fazem parte desse grupo de concorrentes do nosso grupo. E olhar os concorrentes faz parte, é um dos principais temas do conselho”, afirmou para o Lance!
Schroder ressaltou que essa transição digital é também uma questão de distribuição e acessibilidade. “Não adianta só o canal aberto; tem que estar no Globoplay, tem que estar no digital, tem que estar presente para ser acessível às pessoas. É um meio gratuito, então, quanto mais você tiver acesso a esse canal, mais fácil fica o conjunto dele. A distribuição é o elemento principal na estratégia desse olhar de futuro”, concluiu.


