A Globo definiu uma estratégia inédita para o comando do Fantástico durante as festas de fim de ano. A emissora escalou os correspondentes internacionais Rodrigo Carvalho e Felipe Santana para substituírem as titulares Maju Coutinho e Poliana Abritta em seus recessos. A movimentação ocorre em um momento delicado para a revista eletrônica, que enfrenta sua pior fase de audiência e de conteúdo.
Rodrigo Carvalho, que atua como correspondente em Londres, será o primeiro a assumir a função. O jornalista comandará a atração no domingo (28), ao lado de Poliana Abritta, enquanto Maju estará de folga. Na semana seguinte, será a vez de Felipe Santana. O repórter sediado em Nova York ancorará o programa dominical no domingo (4) em parceria com Maju Coutinho.
Segundo a coluna Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, antes das trocas na apresentação, o Fantástico exibirá seu tradicional quadro de trocas de presentes. O Amigo Secreto está agendado para o domingo (21). A lista de convidados contará com as atrizes Grazi Massafera e Duda Santos, o influenciador Felca, o jogador Arrascaeta, do Flamengo, o fisiculturista Ramon Dino e os apresentadores Tati Machado e Rodrigo Faro.
Crise de audiência e possíveis mudanças
A convocação de rostos conhecidos do jornalismo internacional acontece em meio a uma crise histórica. O Fantástico deve encerrar 2025 com o pior desempenho de audiência desde sua estreia. Com 48 edições exibidas no ano, a média parcial é de apenas 16 pontos na Grande São Paulo. Em 2024, o índice foi de 16,9 pontos. Já em 2023, a revista jornalística anotou 17,4 de média.
A direção da Globo analisa com cautela a situação do dominical. Existe uma crítica interna crescente sobre o excesso de pautas voltadas ao entretenimento, mesmo em semanas com forte noticiário policial. Produtores avaliam que esse desequilíbrio editorial tem afastado o público que busca jornalismo factual, o que beneficia concorrentes como o Domingo Espetacular, da Record.
Diante desse cenário, a emissora estuda alterações na linha editorial e não descarta a substituição das apresentadoras para tentar reverter a queda nos números. Maju e Poliana formam uma das duplas mais longevas da atração. Poliana, por exemplo, já superou o tempo de permanência de nomes como Glória Maria (1949-2023), Pedro Bial e Tadeu Schmidt.
Posicionamento da emissora
Apesar de nos últimos meses surgirem especulações de bastidores sobre uma reformulação completa no Fantástico, a Globo mantém o discurso de normalidade. “Líder absoluto de audiência nas noites de domingo, estreou nova abertura no fim de semana comemorativo dos 60 anos da TV Globo, assim como quadros e séries que reafirmam todos os ingredientes que o programa traz semanalmente”, disse a empresa em junho.
Segundo a Comunicação da Globo, a atração está sempre atenta a novos formatos. “É um programa sempre atento a novos formatos que, só em 2024, contou com 25 estreias. Entre elas, quadros de sucesso, que voltam em novas temporadas. No primeiro semestre de 2025 entraram no ar 12 novos quadros ou séries”, afirma a assessoria da Globo.


