O primeiro programa autoral de Eliana na Globo virou uma bomba-relógio. Mesmo antes da estreia do Em Família, prevista para acontecer em março do próximo ano, a emissora decidiu por uma intervenção nos bastidores da atração. Geninho Simonetti, também responsável pelo Caldeirão com Mion, foi afastado da direção do projeto. Um comitê de executivos foi convocado para assumir o processo de pré-produção do formato, que deverá passar por mudanças drásticas, já que o mercado publicitário não comprou a proposta original do dominical.
A reportagem do TV Pop apurou que o nome mais cotado para assumir a direção-geral do Em Família com Eliana depois do período de intervenção do comitê é Ariel Jacobowitz. Contratado pela Globo há seis meses, ele atualmente é responsável pelo Encontro com Patrícia Poeta, que também está na mira da emissora para o próximo ano. Apesar de líder em seu horário, o matinal viu seus índices encolherem nos últimos meses — internamente, especula-se que o programa possa perder parte de sua duração para atender aos apelos de Ana Maria Braga, que quer mais tempo no ar.
Antes de ser contratado para atuar no time da maior televisão do país, Jacobowitz teve passagem marcante pelo SBT. Ele trabalhou na rede fundada por Silvio Santos (1930-2024) durante mais de duas décadas, e foi responsável por dirigir o dominical de Eliana durante 12 anos consecutivos, com boa parte deles na vice-liderança de audiência. Com a saída da apresentadora, ele passou a ser diretor-geral do matinal Chega Mais, comandado por Michelle Barros, Paulo Mathias e Regina Volpato. Foi desligado da rede em outubro de 2024, diante de uma crise nos bastidores da atração.
Em janeiro, o executivo foi contratado pela Band para implementar a nova versão do programa Melhor da Noite, então comandado por Otaviano Costa. Ficou na rede por apenas um semestre, já que recebeu uma oferta da Globo para reestruturar o Encontro com Patrícia Poeta. Ariel Jacobowitz e Eliana, apesar de divergências profissionais pontuais durante o período em que trabalharam juntos no SBT, tem uma relação amistosa e de respeito mútuo — ela chegou a responsabilizar o diretor pela falta de investimentos em seu programa, que passou anos com os mesmos quadros.
Originalmente, o Em Família com Eliana foi concebido como um projeto com apelo musical. “O programa vai celebrar a cultura brasileira por meio da paixão pela música, explorando os diferentes ritmos presentes em diversas regiões do país. A apresentadora viajará pelo país para encontrar artistas com forte tradição musical, revelando histórias inspiradoras e curiosidades sobre as famílias. Na volta ao estúdio, Eliana não estará sozinha: um membro da família será o jurado da semana na competição que acontece no palco”, explicou a emissora em comunicado enviado em outubro.
A proposta, no entanto, não agradou ao mercado publicitário. As cotas do programa encalharam, fazendo com que a Globo precisasse apelar para anúncios direcionados nas redes sociais, com o intuito de chamar a atenção das agências especializadas. Além disso, a própria rede não confiava no formato original: até aqui, sequer há a decisão do horário em que o Em Família será exibido. A emissora chegou a anunciar que o programa iria ao ar “antes do futebol”, mas recuou pouco depois, mudando as citações da faixa horária para “nas tardes de domingo”.
Nos bastidores, não é segredo que a emissora teme — e muito — queimar a sua maior contratação dos últimos anos em um embate com Celso Portiolli. O Domingo Legal se consolidou como um dos maiores problemas para a Globo nos últimos anos, sendo responsável direto pelo fim de diversas atrações da rede. Nem mesmo o Domingão com Huck consegue escapar ileso dos embates com o Passa ou Repassa, que está há dois domingos consecutivos com picos de liderança na Grande São Paulo, região referencial para o mercado publicitário.


