JUNTA BRASIL

Ex-diretor da Globo revela estratégia para unir Faustão e Gugu e tirar dinheiro do SBT

Em entrevista, Carlos Henrique Nascimento explicou que a ação foi uma interferência da emissora para não perder um contrato milionário da Nestlé para a concorrente

Carlos Henrique Nascimento, de óculos e camisa preta, gesticula enquanto fala ao microfone em entrevista
Carlos Henrique Nascimento, ex-diretor da Globo, revelou bastidores de campanha que juntou Faustão e Gugu (foto: Reprodução)

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Carlos Henrique Nascimento, ex-diretor da Central Globo de Desenvolvimento Comercial, revelou os bastidores da criação da campanha Junta Brasil. A ação, veiculada em 2003, uniu os apresentadores Fausto Silva e Gugu Liberato (1959-2019) em uma iniciativa da Nestlé. Segundo o executivo, a campanha foi uma interferência direta da Globo para impedir que o SBT ficasse com toda a verba publicitária da marca.

Em entrevista ao podcast NaTelinha Talk, Nascimento explicou que o alto custo da produção televisiva exige um cuidado comercial constante. “A televisão, o meio de comunicação de um modo geral, é um brinquedo caro por natureza, com tecnologia, câmeras, equipamentos, estúdios e tal. Esse equilíbrio é muito delicado. Então, perder negócio nunca foi bom. A gente tinha que estar sempre muito ligado no mercado”, afirmou.

O executivo destacou que a emissora buscava soluções criativas para se manter competitiva diante de um mercado acirrado. Foi nesse contexto que surgiu a necessidade de agir. “A gente corria atrás e, de vez em quando, a gente tomava umas bolas nas costas. O que a gente fazia para compensar? A gente tentava ser criativo em ideias diferenciadas. Por exemplo, quando a Nestlé fechou exclusividade de uma promoção com o SBT”, lembrou ele.

Globo sugeriu a criação da campanha Junta Brasil

Diante do acordo entre a Nestlé e o SBT, a Globo propôs uma ação conjunta e inédita. “Houve uma interferência da Globo no processo. A gente propôs o seguinte: vamos criar a promoção Junta Brasil. E aí foi quando entrou Gugu e Faustão ao mesmo tempo [em suas atrações, o Domingo Legal e o Domingão do Faustão]”, detalhou Carlos Henrique Nascimento.

A estratégia garantiu que a emissora não perdesse a receita publicitária para a sua principal concorrente na época. “Então a verba não ficou toda no SBT. Grande parte voltou pra Globo”, concluiu o ex-diretor. Com mais de 30 anos de experiência na área comercial, Carlos Henrique Nascimento foi responsável pelo planejamento e execução de projetos multiplataforma, gerenciando cerca de 35% da receita da Globo no Brasil.

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