SITUAÇÃO CRÍTICA

Em sua pior fase de conteúdo, Globo apela para reprises na programação de fim de ano

Emissora enfrenta crise de audiência e criatividade em seu aniversário de 60 anos e opta por reexibir atrações musicais para preencher a grade de dezembro

Angélica vestida como a personagem Fada Bela no palco do especial Globo 60 Anos, usando o figurino clássico da fada da novela Caça Talentos durante apresentação
Angélica como Fada Bela no Show 60 anos; Globo apena para reprises no final do ano (foto: Globo/Leo Rosario)

Compartilhe:

A Globo enfrenta um final de ano atípico em 2025, marcado por uma programação com forte apelo a reprises de especiais. Em meio a uma crise de audiência e criatividade, a emissora, que celebra 60 anos, substituiu as tradicionais produções inéditas por reexibições de shows musicais, o que evidencia as dificuldades enfrentadas ao longo do ano, com novelas que não alcançaram o sucesso esperado.

A estratégia reflete um momento de contenção e pouca inovação. Dois dos programas que retornam à grade estão diretamente ligados às celebrações de seis décadas da emissora. O primeiro deles é o Novela em Sinfonia, que será reexibido na próxima quinta-feira (11). A atração, que foi ao ar originalmente em junho, reúne grandes nomes da música brasileira.

Apresentado por Tony Ramos, o especial conta com artistas como Alcione, Chitãozinho & Xororó, Fábio Jr., Luísa Sonza e Wesley Safadão, que interpretam temas de novelas acompanhados pela Orquestra Sinfônica Brasileira. A lista de participantes é extensa e celebra a trilha sonora que marcou diferentes gerações de telespectadores ao longo da história da Globo.

Outro rebatida na programação é o Show dos 60 Anos, que será exibido novamente no dia 26. A produção, que foi ao ar pela primeira vez em 28 de abril, terá sua terceira exibição na TV aberta, já que também substituiu a Sessão da Tarde em maio. O especial reúne centenas de artistas em homenagens à dramaturgia, ao jornalismo e ao esporte da emissora.

No dia 16, a Globo levará ao ar o especial Caetano e Bethânia ao Vivo. Embora seja inédito na TV aberta, o show não é uma novidade para o público do Grupo Globo. A apresentação, que marca o reencontro dos irmãos no palco após 46 anos, já foi transmitida em novembro pelo Multishow e reprisada no canal Bis, além de estar disponível no Globoplay para assinantes.

Roberto Carlos é uma das poucas novidades da Globo

Entre as poucas novidades, está o tradicional especial de Roberto Carlos. Neste ano, a apresentação do cantor acontece em Gramado (RS) e terá as participações de João Gomes, Jorge Ben Jor, Fafá de Belém, Supla e da atriz Sophie Charlotte. O show é uma das poucas produções inéditas preparadas pela emissora para o período festivo de dezembro.

A emissora também transmitirá o clássico Show da Virada, diretamente da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. A festa de Réveillon contará com apresentações de Gilberto Gil, Alcione e João Gomes. A grade enxuta contrasta com o passado, quando a Globo investia em grandes produções inéditas com nomes como Xuxa Meneghel e Renato Aragão.

Essa mudança na estratégia da Globo para o final do ano sinaliza um período de reavaliação de custos e formatos. A aposta em reprises, que antes era uma solução pontual, agora se torna o pilar da programação festiva, o que reflete os desafios que a emissora enfrenta para manter a relevância e a atenção de um público cada vez mais fragmentado.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.