A temporada 2025 da Fórmula 1 marcou o fim da parceria com a Band. A partir de 2026, a categoria volta a ser exibida pela Globo. O contrato firmado com a Liberty Media prevê a exibição de corridas até 2028. A emissora carioca confirmou que exibirá 15 Grandes Prêmios ao vivo na TV aberta ao longo do próximo ano.
As demais provas da temporada 2026, que não fazem parte do pacote de exibição ao vivo, serão apresentadas em versão compacta e em horário alternativo. No SporTV haverá cobertura completa de todos os eventos dos fins de semana, incluindo treinos livres, classificações, corridas sprint e GPs. A estreia está marcada para 8 de março, com o GP da Austrália.
Ficarão fora da TV aberta os GPs do Bahrein, China, Arábia Saudita, Miami, Canadá, Azerbaijão, Austin, Cidade do México e Catar. A emissora escolheu provas com maior audiência no Brasil e em horários mais acessíveis. Quatro das corridas selecionadas acontecerão durante a Copa do Mundo masculina, mas não haverá conflito por serem realizadas pela manhã no fuso de Brasília.
A equipe de transmissão contará com Everaldo Marques na narração. Os comentários serão feitos pelo ex-piloto Luciano Burti e pelo jornalista Rafael Lopes. As reportagens serão divididas por região: Julia Guimarães cobrirá a Europa; Marcelo Courrege ficará responsável por Ásia e Oceania; e Guilherme Pereira atuará nas provas da América do Norte.
Além das mudanças na exibição, 2026 trará transformações técnicas na Fórmula 1. Os carros terão design renovado, com menor tamanho, nova aerodinâmica e fim do sistema DRS. No lugar da asa móvel, os pilotos terão um botão que aumenta a potência nas ultrapassagens. O sistema de motorização será híbrido, com uso ampliado de motor elétrico e combustíveis 100% renováveis.
O grid também terá novidades. Campeão de 2025, Lando Norris adotará o número 1 em 2026. Max Verstappen voltará a usar o 33. A norte-americana Cadillac estreia na categoria com apoio da Ferrari, enquanto a Sauber será rebatizada como Audi. A equipe alemã aposta alto e terá o brasileiro Gabriel Bortoleto entre seus pilotos. A pré-temporada começará com testes em Barcelona, entre 26 e 30 de janeiro.


