Duas produções brasileiras disputam o troféu de melhor novela do ano no Rose D’Or Latinos, uma das principais premiações da indústria televisiva da América Latina. Vale Tudo (Globo) e Paulo, o Apóstolo (Record) estão entre as finalistas da edição de 2025. O anúncio dos vencedores acontecerá no dia 20 de janeiro, durante o evento Content Americas, em Miami.
A competição reúne produções da Colômbia, Portugal e Espanha, além das novelas brasileiras. As outras indicadas são A Fazenda (Portugal), Escupiré sobre sus tumbas e La substituta (ambas da Colômbia), e La encrucijada (Espanha). Vale Tudo foi exibida entre março e outubro deste ano na Globo, com uma nova versão que reavivou a pergunta clássica da teledramaturgia nacional: “quem matou Odete Roitman?”. Já Paulo, o Apóstolo teve 50 capítulos e foi ao ar na Record entre julho e setembro. A novela bíblica abordou a vida do personagem do Novo Testamento.
Além da disputa entre novelas, a Globo recebeu indicações em outras três categorias do Rose D’Or Latinos. O reality Chef de Alto Nível, apresentado por Ana Maria Braga, concorre na categoria Reality de Competição. O especial Novela em Sinfonia disputa como Entretenimento de Comédia ou Variedades. Já o docu-reality Terceira Metade, exclusivo do Globoplay, foi indicado na categoria Factual.
A premiação acontece semanas após a série Guerreiros do Sol, produzida para o Globoplay, vencer o Rose D’Or internacional como melhor novela do mundo. Em 2024, Todas as Flores havia levado o prêmio latino. “Essa indicação mostra a força das boas histórias e das novelas criadas e produzidas pelos Estúdios Globo, capazes de mobilizar milhões de brasileiros a cada ano”, declarou José Luiz Villamarim, Diretor de Gênero Dramaturgia dos Estúdios Globo.


