A Fifa criou a Copa Intercontinental em 2024 para garantir uma disputa mundial em todas as temporadas. O torneio ocorre anualmente e não afeta a Copa do Mundo de Clubes, realizada a cada quatro anos. A Globo exibiu a final entre PSG e Flamengo nesta quarta-feira (17), com vitória dos franceses nos pênaltis e grande interesse do público.
A transmissão da partida registrou 18,4 pontos de média e 38% de share na Grande São Paulo. O jogo foi ao ar na faixa das 14h01 às 16h49. Os dados foram obtidos pelo TV Pop com fontes do mercado e podem sofrer alterações no levantamento final. Os números consolidados serão divulgados na manhã desta quinta-feira (18).
No mesmo horário do confronto internacional, a Record marcou 3,9 pontos e o SBT anotou 2,4 pontos de média. A TV Cultura registrou 0,7 ponto, seguida pela Band com 0,6 e a RedeTV! com 0,4 ponto. A TV Gazeta pontuou 0,3 na faixa. As plataformas de streaming somaram 13,2 pontos de audiência durante a bola rolando.
No Rio de Janeiro, a Globo alcançou 38,1 pontos, com picos de 44. Durante o embate com a partida, a Record anotou 3,5, seguida por 1,4 do SBT, 0,5 da Band e 0,3 ponto da RedeTV!. Em Vitória, que também conta com uma expressiva torcida do Flamengo, o jogo marcou média de 31,7 pontos, assegurando a preferência de 58% dos lares da capital capixaba — o pico foi de 37 pontos.

Históricos de confrontos entre Flamengo e PSG
A final desta quarta-feira (17) marcou o quarto jogo entre as duas equipes na história. O duelo no Estádio Ahmad bin Ali foi o primeiro oficial entre os clubes pela Copa Intercontinental, que teve o Real Madrid como primeiro vencedor em 2024. O retrospecto em amistosos era equilibrado, com uma vitória para cada lado e um empate. O Flamengo buscava o título inédito contra o rival europeu nesta competição.
O primeiro encontro dos times ocorreu em 8 de outubro de 1975, no Parque dos Príncipes. O atacante Luisinho Lopes marcou dois gols na vitória rubro-negra por 2 a 0 em Paris. O PSG deu o troco quatro anos depois, no mesmo local, e venceu por 3 a 1. Zico descontou para os brasileiros no amistoso realizado na temporada de 1979.
O último confronto havia acontecido em julho de 1991, pelo Torneio de Paris. O time na ocasião comandado por Vanderlei Luxemburgo empatou por 1 a 1 no tempo normal, com gol de Zinho. O goleiro Gilmar Rinaldi brilhou e garantiu a vitória do Flamengo na disputa de pênaltis na casa do adversário. A partida de 2025 encerrou o jejum de confrontos.


