TRAJETÓRIA

Joel Datena reflete sobre comparações com José Luiz Datena

Apresentador disse que não se incomoda com comparações, destacou que segue seu próprio caminho e exaltou a influência do pai no jornalismo popular

Dois apresentadores de televisão aparecem lado a lado em um estúdio de jornalismo, em plano médio, olhando para a câmera. Ambos vestem ternos escuros; o homem à esquerda usa camisa clara com microfone preso à lapela, enquanto o da direita usa gravata e coloca o braço de forma amistosa sobre o ombro do colega. Ao fundo, é possível ver a redação com profissionais trabalhando, telas, computadores e iluminação típica de um ambiente de notícias ao vivo.
Joel Datena falou sobre o comando do Brasil Urgente (foto: Reprodução/Internet)

Compartilhe:

Joel Datena completou um ano e meio à frente do Brasil Urgente, um dos programas mais tradicionais da grade da Band. O jornalista comentou a atual fase no comando da atração policial, refletiu sobre as comparações com o pai, José Luiz Datena, e destacou o papel do programa como ponte entre o noticiário e as demandas da população.

Sobre as recorrentes comparações com o apresentador veterano, Joel Datena foi direto. “Não tem mais isso, é difícil aparecer alguma coisa de comparação. Isso sempre foi muito bem resolvido para mim, não tem nem como me comparar com algo que é incomparável. Datenão é a história da televisão brasileira”, afirmou. Para ele, o pai ainda serve de referência para quem atua na comunicação popular.

Joel Datena ressaltou a originalidade do pai no gênero policial. “Ele é único, principalmente quando você fala de Brasil Urgente, Cidade Alerta, Aqui e Agora, esses programas como o Brasil do Povo, que ele faz hoje, esses programas todos derivam muito dele. Ele moldou o noticiário de uma forma espetacular”, disse ao UOL.

Apesar disso, garantiu ter construído seu próprio caminho no jornalismo. “Eu sigo o meu caminho, sei do meu valor e consigo impor. Sou muito satisfeito com as qualidades que Deus me deu, mas ele é topo de pirâmide”, completou. O apresentador também comentou sobre a saúde do pai, que passou recentemente por uma cirurgia cardíaca. “Ele tá bem, mas, em um momento desses, você vive de forma emotiva. Nesses primeiros dias, o que ele precisa é se poupar um pouco de fortes emoções”, sinalizou.

Ao comentar sua evolução à frente do Brasil Urgente, Joel Datena explicou que o amadurecimento foi essencial para entender o papel do programa. “A essência do programa é dar voz para as pessoas. Quando a gente recebe uma missão como essa, é preciso assimilar e saber o que você tem que fazer para poder representar, de uma forma justa, aquelas pessoas que estão te acompanhando”, relatou.

O apresentador também falou sobre o tom leve adotado na transição entre o Melhor da Tarde e o jornalístico que comanda. As interações com Leo Dias e Chris Flores costumam gerar momentos descontraídos antes do início das notícias. “O Leo chega com aquelas notícias voltadas aos artistas, e a gente sempre tira uma onda com alguma coisa. Sempre tem alguma bola quicando para a gente chutar. Eu cuido daquele momento ali com muita alegria, é gostoso”, concluiu.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.