É CADA UMA

Netflix restringe acesso a filmes e séries no plano com anúncios

Séries como House of Cards e animações como Kung Fu Panda ficaram indisponíveis para usuários do plano com publicidade

Logotipo da Netflix em letras vermelhas na fachada de prédio corporativo sob céu azul com galhos desfocados em primeiro plano
Assinantes do plano com anúncios da Netflix relatam bloqueios no catálogo (foto: Reprodução/Internet)

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Assinantes do plano com anúncios da Netflix no Brasil se surpreenderam ao perceberem que não têm acesso a diversos títulos populares do catálogo da plataforma. Nas redes sociais, usuários classificaram como “absurda” a decisão de restringir conteúdos como House of Cards, Despachos de Outro Lugar e Kung Fu Panda para quem utiliza o plano mais barato da empresa.

Ao tentar assistir aos conteúdos bloqueados, uma mensagem informa que é necessário fazer upgrade de plano para ter acesso à produção, devido a “restrições de licenciamento”. Quem possui assinaturas mais caras da plataforma consegue assistir normalmente a essas séries e filmes. O recurso, no entanto, não é novo e está em vigor desde 2022, quando a Netflix lançou o plano com publicidade.

Apesar de não ser claramente destacado na tela de escolha do plano, o site da plataforma informa que “a maioria dos nossos filmes e séries está disponível no plano com anúncios, mas alguns títulos não estão devido a restrições de licenciamento”. A empresa usa um ícone de cadeado para sinalizar as obras indisponíveis no plano com publicidade.

O motivo está em cláusulas contratuais que impedem que determinados conteúdos sejam veiculados com interrupções comerciais. Segundo o portal What’s On Netflix, cerca de 135 títulos estavam bloqueados no plano com anúncios no catálogo dos Estados Unidos em dezembro, o que representa 1,74% dos mais de 7.700 conteúdos disponíveis no país.

No Brasil, o plano com anúncios custa atualmente R$ 20,90 por mês. Em 2023, a Netflix encerrou o plano básico sem anúncios, que custava R$ 25,90, transferindo os assinantes automaticamente para o novo pacote com publicidade. Para assistir sem interrupções, o cliente precisa migrar para o plano padrão, de R$ 44,90 mensais, ou para o premium, que custa R$ 59,90.

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