Mesmo com passagens por grandes estúdios como Pixar e Marvel, Owen Wilson afirmou que seus filmes favoritos não são os maiores sucessos de sua carreira. Em entrevista ao site A.V. Club, divulgada pela Far Out Magazine, o ator revelou que valoriza obras menos populares, como sua estreia em longas-metragens e dois filmes de recepção morna dirigidos por Wes Anderson.
Questionado sobre qual seria seu título preferido, Wilson respondeu sem hesitar. “Eu sempre falo Pura Adrenalina (1996), quase como reflexo, por ter sido meu primeiro filme, porque foi com o Wes e meus irmãos e deu início a tudo”, disse. O longa marcou também a estreia de Wes Anderson na direção e nasceu da amizade dos dois durante a faculdade.
Além do início da carreira, Owen Wilson destacou outras produções que, apesar do desempenho tímido nas bilheteiras, ocupam espaço especial em sua memória. “Eu adorei A Vida Marinha Com Steve Zissou (2004) e Viagem à Darjeeling (2007). Até esses filmes que não foram tão bem de bilheteria encontram as pessoas certas para acolhê-los e amá-los”, afirmou.
A Vida Marinha com Steve Zissou, protagonizado por Bill Murray, arrecadou menos do que o próprio orçamento na época do lançamento. No entanto, o longa virou cult nos anos seguintes, impulsionado pela estética marcante e a trilha sonora com versões de músicas de David Bowie interpretadas por Seu Jorge.
Viagem à Darjeeling teve um desempenho financeiro melhor e rendeu quase o dobro do orçamento. Ainda assim, o prestígio cult se deve em grande parte ao curta Hotel Chevalier, prólogo do longa estrelado por Jason Schwartzman. Ao longo da carreira, Owen Wilson e Wes Anderson ainda trabalharam juntos em títulos como Os Excêntricos Tenenbaums (2001), indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original.


