OFERTA HOSTIL

Warner Bros. Discovery pode vender CNN e Discovery a fundo de investimentos

Após recusar fusão com a Paramount, a empresa busca desmembrar ativos de TV a cabo para aliviar dívidas e fortalecer fusão com a Netflix

Caixa d’água com logotipo da Warner Bros ao lado de bandeira dos Estados Unidos em mastro diante de colina arborizada
Warner Bros. Discovery avalia vender parte de seus canais de TV a cabo a fundo de Nova York (foto: Reprodução/Internet)

Compartilhe:

Após recomendar a rejeição da oferta de aquisição da Paramount, a Warner Bros. Discovery iniciou negociações para vender seus ativos de televisão a cabo a um fundo de investimentos de Nova York. A informação foi divulgada pelo Financial Times e confirmada por fontes próximas à operação.

A empresa estaria conversando com Soo Kim, fundador do fundo de hedge Standard General, para negociar a venda ou investimento parcial em redes como CNN, Food Network e Discovery Channel. A divisão de TV tradicional da Warner Bros. Discovery está pressionada por dívidas e por uma queda significativa de audiência, diante da migração massiva para o streaming.

A possível venda ocorre em meio à tentativa de fusão entre a Warner Bros. Discovery e a Netflix, avaliada em cerca de US$ 82,7 bilhões, vista como uma alternativa mais vantajosa pela atual diretoria da empresa. Em carta recente aos acionistas, o conselho da Warner destacou que os termos do acordo com a Netflix são “superiores” aos da Paramount/Skydance, que ofereceu US$ 108 bilhões pela compra de toda a empresa.

Segundo apuração do Wall Street Journal, o executivo David Ellison, da Skydance, chegou a garantir ao governo norte-americano que mudanças drásticas seriam feitas na CNN caso a fusão com a Paramount fosse adiante. A presença de um possível comprador como o Standard General levanta questões sobre o futuro da CNN e outros canais. O fundo já tem histórico em adquirir empresas do setor de mídia em dificuldades financeiras.

Em 2010, por exemplo, a Standard General comprou a Young Broadcasting, que estava em processo de falência, e a fundiu com a concorrente Media General antes de vendê-la. Em meio à disputa, o ex-presidente Donald Trump entrou no debate e, durante um evento na Casa Branca, defendeu a “venda imprescindível” da CNN, rede que frequentemente critica por sua cobertura editorial.

A Warner Bros. Discovery confirmou nesta semana que está em diálogo com diversos potenciais investidores interessados na área de TV tradicional por assinatura, o que pode acelerar o desmembramento de ativos como forma de viabilizar a fusão com a Netflix e reduzir a carga de dívidas.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.