Eric Dane está sendo acompanhado por equipes de enfermagem 24 horas por dia após ser diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA). A informação foi divulgada pela revista People, que repercutiu um relato da ex-mulher do artista, a também atriz Rebecca Gayheart, publicado na The Cut. Os dois foram casados por 14 anos e têm duas filhas.
Rebecca contou que assumiu a responsabilidade pela organização da rotina de cuidados médicos domiciliares do ator. “Eric tem enfermeiros 24 horas por dia”, afirmou. Ela relatou ainda as dificuldades que enfrentou com o plano de saúde para conseguir a autorização dos atendimentos. Segundo a atriz, foram necessárias duas apelações para obter a liberação.
“Você pode continuar pedindo, e eu vou continuar negando”, teria dito uma atendente durante o processo, de acordo com o relato de Rebecca. Com o serviço aprovado, a rotina foi dividida em 21 turnos semanais. Quando há falhas na escala, a ex-mulher do ator assume as horas ou conta com a ajuda de amigos próximos para cobrir as ausências.
O diagnóstico de ELA foi revelado por Eric Dane em abril, também à People. “ELA é uma doença terrível”, disse na ocasião. A condição degenerativa afeta o sistema nervoso e compromete funções motoras essenciais, como fala, alimentação, locomoção e respiração. Ainda sem cura, a doença pode ser tratada com medicamentos que retardam sua progressão.
Famoso por interpretar o cirurgião Mark Sloan em Grey’s Anatomy, o ator também se destacou em produções como Euphoria e The Last Ship. Em novembro, ele participou de um episódio da série Brilliant Minds, vivendo um bombeiro que também sofre de uma doença neurodegenerativa progressiva, papel que se aproximou de sua experiência pessoal.


