MARCINHO VP

Justiça barra entrevista da Globo com pai de Oruam para série documental

Emissora queria ouvir o líder do Comando Vermelho para série sobre o crime organizado no Rio

Homem de cabeça raspada e camiseta azul clara aparece atrás das grades de uma cela, olhando para frente com expressão séria, em ambiente interno iluminado com mesa e cadeira ao fundo
Globo queria entrevistar Marcinho VP para série documental (foto: Reprodução/Internet)

Compartilhe:

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região rejeitou mais um pedido da Globo para entrevistar Márcio dos Santos Nepomuceno, o Marcinho VP, mais conhecido por ser pai do cantor Oruam, em uma série documental que está em fase de produção. O líder do Comando Vermelho cumpre pena em um presídio federal de segurança máxima no Mato Grosso do Sul. A emissora argumentava que o veto caracterizaria censura prévia, mas a Justiça manteve a proibição da entrevista.

O projeto da Globo, chamado de Territórios, tem estreia prevista para 2026 e abordará a ascensão do crime organizado no Rio de Janeiro desde os anos 1980. A série pretende mostrar como facções e grupos paramilitares ocuparam comunidades da capital fluminense. A participação de Marcinho VP seria um dos depoimentos centrais da narrativa sobre o Comando Vermelho. A informação é da Folha de S.Paulo.

A emissora já havia tentado obter autorização para a entrevista nas duas instâncias da Justiça de Mato Grosso do Sul. Desde outubro, os pedidos vêm sendo recusados. Sem sucesso nas esferas locais, a Globo recorreu à Justiça Federal em São Paulo como última tentativa para garantir o depoimento do criminoso. O recurso, no entanto, também foi rejeitado.

O desembargador Hélio Nogueira justificou a negativa com base nas regras do sistema prisional federal. Para ele, liberar a entrevista violaria o regime diferenciado de encarceramento ao qual Marcinho VP está submetido. “Não se constata finalidade de prévia censura à atividade jornalística”, argumentou o magistrado na decisão recente.

Essa foi a segunda tentativa de uma emissora de televisão para entrevistar Marcinho VP barrada pela Justiça em 2025. Em novembro, a Record teve solicitação semelhante negada. O jornalista Roberto Cabrini havia pedido autorização para entrevistá-lo em reportagem investigativa, também sobre a atuação do Comando Vermelho no Rio de Janeiro.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.