Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
CRESCIMENTO NO FATURAMENTO

Globo planeja aumentar investimento em conteúdo nacional em 2022

Imagem com logo da Globo
Globo vai aumentar investimento em conteúdo nacional em 2022 (foto: Divulgação/Globo)

Maior produtora de mídia do Brasil, a Globo Comunicação e Participações (GCP) vai encerrar o ano com receita em alta, dinheiro em caixa e planos para aumentar os investimentos em 2022. De acordo com dados preliminares, o faturamento total terá um crescimento de 17% a 19% neste ano, em comparação com 2020, com aumento nas duas fontes básicas de recursos. Na publicidade, principal fonte de receita e que tradicionalmente responde por 60% dos negócios, o aumento ficará entre 22% e 24%.

Por sua vez, a receita de conteúdo, responsável pelos 40% restantes, crescerá 8%. Segundo informações do Valor Econômico, as previsões estão de acordo com os resultados do terceiro trimestre, quando a receita líquida somou R$ 3,7 bilhões (crescimento de 19%), e de nove meses, que anotou R$ 10,1 bilhões (aumento de 18%). “São números maiúsculos que denotam a confiança em nosso conteúdo tanto da parte dos anunciantes quanto dos consumidores”, afirma Manuel Belmar, diretor-geral de finanças da Globo.

O crescimento da receita com publicidade se deve ao retorno das campanhas de marketing, que ficaram represadas por causa da crise sanitária. No entanto, o resultado também reflete o esforço da Globo para apresentar novos modelos comerciais. “Trata-se de um conjunto de facilidades. Estamos buscando um relacionamento cada vez mais próximo com o cliente para entender suas necessidades e transformá-las em soluções de negócio.”

Recentemente, a Globo lançou os formatos Globo Ads, que facilita a compra de espaço publicitário por agências e anunciantes; o Globo Sim, para pequenas e médias empresas anunciarem nas afiliadas da rede; e Globo Impacto, que aplica critérios de mensuração usados na internet a campanhas de TV aberta.

Segundo Belmar, na área de conteúdo o destaque é o Globoplay. Entre setembro de 2020 e 2021, a receita do Globoplay aumentou 70%, com crescimento de 27% no número de assinantes. A plataforma de streaming está no centro da estratégia D2C, ou “direct to consumer”, adotada pela empresa para falar diretamente com o consumidor. “O mundo digital traz a possibilidade de o consumidor assinar e cancelar serviços facilmente. Por isso, o conteúdo tem de ser relevante”, diz ele.

O plano da Globo para 2022 é reforçar a produção de conteúdo nacional, com aumento de 50% no investimento na comparação com 2021. “Vamos trazer novas histórias que os brasileiros gostam de ver e que a Globo sabe contar”, diz Manuel Belmar. A Globo também vai continuar investindo em tecnologia. “Estamos em fase de planejamento, mas já dá para adiantar que vamos investir mais em conteúdo”. Em março deste ano, a Globo divulgou o balanço de 2020 e informou ter destinado R$ 4,5 bilhões à criação de conteúdo e mais de R$ 1 bilhão à área de tecnologia.

Leia mais