A jornalista Renata Mendonça falou pela primeira vez sobre a polêmica envolvendo o dirigente do Flamengo Luiz Eduardo Baptista, conhecido como Bap. Sem citar nomes, a comentarista do Seleção SporTV fez um discurso durante a abertura do programa, transmitido pelo canal esportivo da Globo.
“Feliz Ano Novo para todo mundo. Com muito amor em 2026, que é a coisa mais importante para a gente. Em tempos em que se dissemina muito ódio por aí, que tenhamos bastante amor em 2026, que é a nossa melhor resposta”, afirmou Renata. Ela aproveitou a mensagem para destacar o papel da imprensa: “Um Feliz Ano Novo especial aos jornalistas, pois temos a dura missão de dar voz a quem não tem, quem não é ouvido”, disse.
Na sequência, a jornalista abordou o impacto que o trabalho jornalístico pode causar. “E isso muitas vezes incomoda quem tem poder. Sinal de que o trabalho está sendo bem feito, quando (alguém) é incomodado. Que sigamos com o compromisso com a verdade e com a cabeça tranquila deitando no travesseiro. Desejo consciência leve para todo mundo dormir de cabeça tranquila”, concluiu.
A declaração veio semanas após Luiz Eduardo Baptista, durante um evento do Flamengo, ter feito uma fala ofensiva, chamando uma jornalista da Globo de “nariguda”, sem citar nomes, mas direcionando a crítica para Renata Mendonça. Ele comentou críticas feitas ao futebol feminino do clube e disse: “Tem lá a ‘nariguda da Globo’ que fica falando mal da gente, que o futebol não estimula…”.
O dirigente ainda sugeriu que a emissora deveria investir mais na modalidade. “Dá vontade de falar: ‘Filha, convence a sua empresa a botar R$ 10 milhões por ano, R$ 20 milhões por ano em direito de transmissão, que a coisa fica melhor’. Pau que dá em João tem que bater em Maria também”, afirmou.
A Globo respondeu com uma nota oficial em que classificou o comentário como misógino e ofensivo. “A Globo repudia o ataque gratuito e misógino do dirigente do Flamengo a uma de suas profissionais e reitera seu profundo respeito às mulheres e a opiniões críticas que não ofendam nem insultem quem quer que seja”, declarou a empresa.


