Conhecido por sua participação como Joe, o barman do hospital em Grey’s Anatomy, o ator Steven W. Bailey revelou que foi diagnosticado com uma doença neuromuscular rara e progressiva. O artista detalhou pela primeira vez, que convive há mais de cinco anos com a Síndrome da Miastenia Congênita (SMC).
A condição, hereditária e incomum, afeta a comunicação entre os nervos e os músculos, causando fraqueza muscular e dificultando movimentos repetitivos ou prolongados. “A questão é: meus músculos não estão recebendo claramente todos os comandos do meu cérebro para fazer todas as coisas incríveis que os músculos devem fazer”, explicou Bailey.
Segundo o ator de Grey’s Anatomy, seus braços, mãos e pernas se cansam rapidamente, o que o obriga a alternar entre caminhar e utilizar cadeira de rodas. “Sou o que se chama de usuário de cadeira de rodas com mobilidade reduzida. Ando um pouco, depois sento, uso a cadeira de rodas para me locomover, ando, sento…”, detalhou.
O diagnóstico inevitavelmente impactará sua carreira como ator. Bailey contou que ainda consegue atuar de pé, mas que se prepara para adaptar sua forma de trabalhar. “Isso está me mudando como ator. Daqui para frente, é hora de meu trabalho, assim como minha vida, começar a se inclinar mais para o uso de cadeira de rodas, por assim dizer.”
O desabafo, repercutido pela revista People, também trouxe um pedido à indústria audiovisual: mais personagens com deficiência. “Tenho esperança de que ainda haja espaço para mim nesta indústria que amo. Anseio por interpretar personagens que vivem suas vidas em uma cadeira de rodas”, declarou. Além de atuar em mais de 30 episódios de Grey’s Anatomy entre 2005 e 2010, ele atuou em Buffy: A Caça-Vampiros (2002), Modern Family (2018) e You (2019).


