RESPEITO À REALIDADE

Globo muda nome do Samu em série médica para evitar polêmica com ‘loucuras’ da ficção

Na trama de Emergência 53, serviço de emergência se chamará SMU para diferenciar a ficção do trabalho real dos socorristas

Atores de Emergência 53 posam sérios com uniformes de socorristas ao lado de ambulância no cenário da série médica da Globo
Heloisa Jorge, Emilio de Mello. Jaffar Bambirra Valentina Herszage, Yara de Novaes, Emílio Dantas, Ana Hikari, Raquel Villar e William Nascimento na série Emergência 53 (foto: Laura Campanella)

Compartilhe:

A Globo lançará em breve a série médica Emergência 53, que retrata a rotina de socorristas, enfermeiros e condutores de um serviço de urgência. No entanto, a emissora optou por não usar o nome oficial do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) na produção por uma questão de respeito e responsabilidade com a instituição real.

Na ficção, o serviço de emergência se chama SMU e o número de telefone para chamadas é o 53, em vez do conhecido 192. Segundo o Notícias da TV, a decisão de distanciar a trama da realidade ocorreu porque a série não aborda apenas os atendimentos, mas também explora os relacionamentos e dramas pessoais dos profissionais, com elementos puramente ficcionais.

Durante um painel do Globoplay na CCXP25, a atriz Ana Hikari, que integra o elenco, explicou a escolha. “A gente não chama de Samu na série, é SMU, porque as loucuras que acontecem na série são tão fora do normal que não dá pra dizer que é o Samu, que é um projeto seríssimo”, detalhou a artista.

Para dar vida aos personagens, todo o elenco passou por uma preparação intensa, que incluiu visitas a centrais do Samu. “O trabalho foi árduo, a gente realmente mergulhou em todo o universo. A gente acompanhou, por exemplo, chamadas do Samu, desde o momento que a pessoa liga e passa por todo o processo de triagem”, disse o ator Emilio Dantas.

Ele também ressaltou a complexidade do serviço. “Existem os serviços especializados, por exemplo, para casos de mais gravidade, de pessoas tentando tirar a própria vida. O atendimento é um negócio ultraorganizado”, frisou. Valentina Herszage, que teve aulas com enfermeiros e técnicos complementou: “A gente criou com eles uma relação de super-heróis”.

A produção de Emergência 53 é da Conspiração Filmes, com direção de Andrucha Waddington e Claudio Torres. O elenco conta ainda com Yara de Novaes, Heloísa Jorge, Raquel Villar, William Nascimento, Jaffar Bambirra e Emilio de Mello. A série será lançada no Globoplay, mas ainda não teve data de estreia confirmada pela Comunicação da Globo.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.