Rosane Svartman revelou detalhes sobre o encerramento de Dona de Mim, novela das sete da Globo que termina nesta sexta-feira (9). A autora antecipou que os últimos capítulos terão um incêndio e cenas de paixão. A novela, que estreou em 28 de abril de 2024, foi estendida antes mesmo da estreia, totalizando 218 capítulos, o maior número da faixa desde Caras e Bocas (2009).
“Acho que posso contar que o final da novela terá fogo e paixão. Literalmente”, afirmou a escritora, fazendo referência ao incêndio na fábrica Boaz, provocado por Jaques (Marcello Novaes). A autora também comentou que, apesar do aumento do número de capítulos, a estrutura original da trama foi mantida, com acréscimo de novas reviravoltas para sustentar o enredo ao longo de mais tempo.
Entre os principais desdobramentos criados após o aumento da duração da história, estão a morte do personagem Abel (Tony Ramos) e o retorno de Ellen (Camila Pitanga), dada como morta anteriormente. Para Rosane Svartman, adaptar o roteiro a esse novo volume foi um desafio técnico que exigiu planejamento para preservar o interesse do público até o desfecho.
“A gente não alterou a história original, só trouxe mais viradas e adaptou. Mas foi um super desafio escrever uma novela tão longa, porque a gente teve que pensar em mais viradas”, explicou a autora de Totalmente Demais (2015), Bom Sucesso (2019) e Vai na Fé (2023), sucessos anteriores na mesma faixa de horário da Globo.
Em declaração ao site Notícias da TV, Rosane Svartman reforçou a complexidade do processo. “É muito difícil para uma novela das sete. Foi um grande desafio, deu muito medo, mas foi uma escolha pragmática da empresa, e eu acabei entendendo essa escolha, apesar do susto inicial”, afirmou. Segundo ela, a equipe teve que atender à decisão da emissora de prolongar a novela, criando novos acontecimentos sem prejudicar a audiência.


