A Globo decidiu retirar Milton Cunha do comando do quadro Enredo e Samba, atração tradicional do telejornal local RJ1. A medida drástica ocorre logo após o carnavalesco protagonizar uma campanha publicitária do governo federal em dezembro. A direção de jornalismo optou pelo veto pois as normas internas proíbem integrantes em ações de publicidade.
De acordo com a coluna Outro Canal, da Folha de S.Paulo, o comunicador chegou a gravar episódios nas quadras para a edição deste ano. No entanto, a chefia de jornalismo no Rio de Janeiro ordenou a reedição imediata do material. A ordem expressa determinou a remoção completa da presença dele nas reportagens exibidas.
Embora pertença ao setor de entretenimento da emissora, Milton Cunha realizava participações frequentes em produtos jornalísticos da casa. O canal entendeu como incorreta a permanência dele no quadro neste momento específico. O código de ética da empresa veta ações comerciais para profissionais que atuam diretamente no jornalismo, o que gerou o conflito de interesses.
O motivo principal do afastamento de Milton Cunha foi uma propaganda veiculada a partir do dia 13 de dezembro. Na peça publicitária, o apresentador destaca as realizações da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Rio de Janeiro. O vídeo menciona o aumento de cirurgias no Sistema Único de Saúde (SUS) e teve ampla divulgação na televisão.
Reação do público
O quadro Enredo e Samba segue no ar sem o carnavalesco e deve terminar a temporada na próxima sexta-feira (9). A ausência do apresentador provocou críticas dos telespectadores nas redes sociais, que apontaram perda de identidade da atração. O formato existe desde a década de 1990 e tinha Milton Cunha à frente desde 2014.
A relação contratual de Milton Cunha com a Globo mudou recentemente, no início de 2025. Antes vinculado apenas por obra certa durante o período da folia, ele assinou um acordo fixo devido à sua alta popularidade. O novo modelo agora permite que a emissora gerencie comercialmente a imagem dele no mercado publicitário.
A Comunicação da Globo evitou comentar o veto específico no jornalismo, mas destacou os novos projetos do artista. A nota oficial informa que ele ganhará um quadro fixo no programa Encontro a partir de 16 de janeiro. A atração mostrará curiosidades da festa em todo o país até o início dos desfiles.
Leia o comunicado da Globo
Milton Cunha é o grande Embaixador do Carnaval Globeleza e segue esse ano ainda mais ligado ao entretenimento. Além de todas as participações nos programas, Milton terá um quadro fixo no Encontro, que estreia no dia 16 de janeiro e vai ao ar toda sexta-feira até o carnaval.
Nesse quadro, Milton vai falar do Carnaval em todo país, trazendo curiosidades e todo conhecimento que ele tem sobre a festa. Na Avenida –em São Paulo e no Rio– ele seguirá com sua Embaixada, no final do percurso, fazendo todos os comentários que o público já está acostumado a ver.


