O chef Erick Jacquin quebrou o silêncio sobre a polêmica recente envolvendo os programas de culinária da TV aberta. O jurado do MasterChef rebateu uma declaração de Renata Vanzetto, jurada do Chef de Alto Nível. A profissional afirmou em um evento que um único episódio da atração da Globo superou a audiência de todas as temporadas do reality da Band somadas.
A coluna Outro Canal, da Folha de S.Paulo, publicou as críticas do francês sobre o caso. Em entrevista, ele considerou a fala arrogante, mesmo com o pedido de desculpas da colega. Para Erick Jacquin, o programa comandado por Ana Maria Braga pode até ter números altos no Ibope, mas não possui a mesma relevância cultural ou o engajamento das produções da Band.
O cozinheiro usou uma entrevista recente para ilustrar seu ponto de vista sobre a concorrência. “Outro dia estava na Blogueirinha e ela me perguntou: ‘me fala um reality show de culinária bom?’. E eu: ‘MasterChef’. Depois: ‘Um reality show de culinária que tem Ibope?’ Disse: ‘O MasterChef da Globo’ [referindo-se ao Chef de Alto Nível]. A Globo tem o programa e ninguém sabe o nome”, disparou.
Jacquin insistiu na falta de repercussão popular do formato global em comparação com sua atração. “Você pode perguntar na rua sobre a atração da Globo. Ninguém sabe. Se você fala do MasterChef, todo mundo sabe. A nossa repercussão é muito maior, e não só com o MasterChef”, comentou o chef. Ele também citou o sucesso do Pesadelo na Cozinha na internet.
Erick Jacquin faz críticas à medição de audiência
O apresentador aproveitou o momento para questionar a transparência da Kantar Ibope Media na medição atual. “O Ibope é importante, mas não mede repercussão nenhuma. A Globo tem muita audiência mesmo, todo mundo sabe disso. Primeiro que o Ibope nem tem muita transparência. Você conhece uma pessoa que tem o aparelhinho deles? Onde são as maquininhas? Ninguém fala, ninguém sabe”, afirmou.
O francês destacou a força do digital para a longevidade das marcas na televisão aberta hoje. “A TV aberta tem uma vida importante. O Pesadelo na Cozinha é muito forte no YouTube, tem muita repercussão. O nosso público é muito de internet, muito engajado em rede social”, analisou. O programa de reforma de restaurantes retorna ao ar em fevereiro deste ano.
A nova temporada do reality terá gravações fora de São Paulo para atender aos pedidos dos fãs. “Era uma demanda do público. Eu recebia muitos pedidos no Instagram para ajudar restaurantes de outros lugares, até de outros países. Na primeira temporada, chegamos a ir no Rio de Janeiro, mas agora faremos mais de um”, revelou Jacquin sobre as viagens para Bahia e Minas Gerais.


