Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
PRODUÇÃO DE 2003

Viva define estreia da minissérie A Casa das Sete Mulheres

Imagem com foto das atrizes Camila Morgado, Bete Mendes, Nívea Maria, Daniela Escobar, Eliane Giardini, Samara Felippo e Mariana Ximenes em locação da minissérie A Casa das Sete Mulheres
Camila Morgado, Bete Mendes, Nívea Maria, Daniela Escobar, Eliane Giardini, Samara Felippo e Mariana Ximenes; A Casa das Sete Mulheres estreia no Viva em janeiro (foto: Globo/Gianne Carvalho)

O Viva terá novidades em sua programação logo nos primeiros dias de 2022. No dia 3 de janeiro, o canal estreia a minissérie A Casa das Sete Mulheres, produzida e exibida originalmente pela Globo em 2003. Baseada no livro homônimo da escritora Letícia Wierzchowski, a atração de 51 capítulos desenvolve-se a partir da ótica das mulheres da família do líder dos farrapos, Bento Gonçalves (Werner Schünemann), tendo como pano de fundo as batalhas contra as tropas do Império.

Durante dez anos, tempo que durou o conflito, Ana Joaquina (Bete Mendes), Maria (Nívea Maria), Manuela (Camila Morgado), Rosário (Mariana Ximenes), Mariana (Samara Felippo), Caetana (Eliane Giardini) e Perpétua (Daniela Escobar) refugiam-se em uma estância para esperar a volta dos homens da família. As anotações de Manuela em seu diário conduzem a narrativa, mostrando o convívio dessas mulheres, de idades e temperamentos diferentes, e compondo um histórico da época, por meio de relatos de amores, amizades, frustrações e esperança.

Ana Joaquina e Maria são irmãs de Bento Gonçalves. A primeira, dona da estância, é uma pessoa conciliadora e bondosa. Ela em nada se parece com Maria, uma mulher amarga e fria que, às vezes, chega à crueldade. Casada com Anselmo (Zé Carlos Machado), Maria tem três filhas: Manuela, uma jovem doce e sensível; a frágil e sonhadora Rosário; e Mariana, irreverente e sempre bem-humorada. Caetana, determinada e de temperamento forte, é esposa de Bento Gonçalves e mãe da reservada Perpétua. Além das sete personagens femininas centrais, há Antônia (Jandira Martini), irmã mais velha de Bento Gonçalves, que vive em uma estância próxima à de Ana.

Logo no início da trama, Manuela se encanta pelo italiano Giuseppe Garibaldi (Thiago Lacerda) que se hospeda na estância de Ana. E, apesar da oposição dos pais da jovem, que desejam vê-la casada com Joaquim (Rodrigo Faro), filho de Bento Gonçalves, os dois se envolvem. Garibaldi, apaixonado, promete se casar com Manuela. O destino, porém, muda o rumo do casal. Durante uma batalha, Anselmo é atingido ao tentar proteger Bento Gonçalves. E, antes de morrer, pede ao cunhado que case sua filha com Joaquim. Ao saber que sua amada já está prometida a outro homem, Garibaldi parte para a guerra, deixando para trás uma sofrida Manuela. Com direção de Teresa Lampreia e Marcos Schechtman e direção geral e de núcleo de Jayme Monjardim, a minissérie será exibida de segunda a sexta, a partir de 20h30, no Viva.

Leia mais