A HBO Max anunciou a estreia global de Dona Beja, sua nova novela brasileira original. A produção, inspirada na trajetória de Ana Jacinta de São José, terá lançamento simultâneo em mais de 100 países e territórios no dia 2 de fevereiro. Além do Brasil, a trama estará disponível na América Latina, EUA, Canadá, Portugal, Espanha, França e Hong Kong, entre outras regiões.
Dona Beja é uma releitura contemporânea da obra exibida na TV nos anos 1980, agora com abordagem mais moderna e cinematográfica. A história retrata a vida de uma mulher à frente de seu tempo, que desafia as normas sociais do século XIX. A trama aborda temas como desejo, poder, liberdade e vingança, destacando o protagonismo feminino em um contexto histórico marcado por repressões e desigualdades.
Para dar vida ao universo da personagem, foi construída uma cidade cenográfica de 1.710 metros quadrados, além da confecção de mais de 3 mil peças de figurino feitas exclusivamente para a novela. A direção-geral é de Hugo de Sousa, com direção de Bia Coelho, João Boltshauser, Rogerio Sagui, Thiago Teitelroit e Ana Angel.
A novela da HBO Max é uma realização da Floresta, com produção executiva de Adriana Silva, Roberta Guzzon e Tayane Saad. O texto é assinado por Daniel Berlinsky e António Barreira, com colaboração de Maria Clara Mattos, Cecília Giannetti, Clara Anastácia e Ceci Alves. A sinopse original foi desenvolvida por Renata Jhin, António Barreira e Berlinsky, a partir da obra criada por Wilson Aguiar Filho.
Na trama, o público conhece a trajetória de Beja (Grazi Massafera), uma jovem marcada por preconceito, violência e rejeição social. Filha de mãe considerada louca e sem conhecer o pai, ela se apaixona por Antônio Sampaio (David Junior), mas é sequestrada e violentada às vésperas do casamento. Após ser condenada pela moral da época, Beja decide assumir o controle da própria história e abre um luxuoso bordel.


