O SBT venceu a disputa contra a Globo e garantiu os direitos de transmissão da Copa do Nordeste para a temporada de 2026. A emissora fundada por Silvio Santos (1930-2024) superou a oferta da concorrente e firmou um novo contrato válido por apenas um ano. O acordo assegura a exibição do principal torneio regional do país na TV aberta a partir do mês de março.
A coluna Outro Canal, da Folha de S.Paulo, informa que o consórcio de emissoras do SBT Nordeste apresentou um valor superior. A proposta teve um reajuste de 15% em relação ao montante pago em 2025. A ausência do Bahia, classificado para a Libertadores, fez com que a Globo não entrasse com força total na briga pelos direitos da competição regional.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a agência Sportfive confirmaram o negócio na última quarta-feira (14). O contrato prevê a exibição de uma partida por rodada da Copa do Nordeste para oito estados da região. Apenas Sergipe fica de fora das transmissões em canal aberto, pois o estado não possui uma afiliada ligada à rede da família Abravanel atualmente para exibir os jogos.
O pagamento da cota total é responsabilidade do grupo de afiliadas locais. Integram o consórcio a TV Jornal (Pernambuco), TV Tambaú e TV Borborema (Paraíba), TV Aratu (Bahia), TV Jangadeiro (Ceará), TV Ponta Negra (Rio Grande do Norte), TV Cidade Verde (Piauí), TV Difusora (Maranhão) e TV Ponta Verde (Alagoas). Essas emissoras garantem a cobertura em seus respectivos territórios.
A Sportfive ainda trabalha na venda dos direitos para a TV por assinatura e o sistema pay-per-view. A ESPN e a própria Globo negociam a renovação desses pacotes específicos. O calendário da Copa do Nordeste 2026 está previsto para ocorrer entre março e junho. O regulamento prevê a participação de 20 equipes divididas em quatro grupos de cinco times cada.


