A Globo vai entrar oficialmente no mercado de vídeos curtos e prepara o lançamento de uma nova plataforma ainda neste ano. O objetivo da empresa é concorrer diretamente com os líderes do segmento, como TikTok e Kwai. A ideia é oferecer uma mistura de vídeos que viralizam nas redes sociais com conteúdo original produzido pela própria emissora.
Segundo a coluna Outro Canal, da Folha de S.Paulo, o projeto é chamado internamente de Globopop. Uma equipe dedicada já trabalha na montagem da tecnologia do serviço, que deverá ser gratuito para o público. O lucro virá de patrocinadores, com pacotes comerciais que preveem espaços exclusivos e vendas integradas a outros produtos, como o Big Brother Brasil.
A iniciativa de criar o Globopop partiu do conselho de administração da Globo, que identificou o grande potencial dos vídeos curtos no mercado publicitário. A plataforma também pretende aproveitar o conteúdo das tramas verticais, apelidadas de “novelinhas”, que a empresa já produz, disponibilizando momentos exclusivos para atrair e engajar os usuários do novo aplicativo.
O formato detalhado do novo serviço deve ser finalizado após o carnaval, no fim de fevereiro. O lançamento oficial está previsto para ocorrer antes do início da Copa do Mundo, em junho. Este é o segundo grande projeto de conteúdo curto da Globo, que no ano passado passou a produzir as novelinhas com nomes como Jade Picon e Gustavo Mioto.
A aposta no Globopop é uma nova estratégia da Globo de buscar o público jovem em diferentes plataformas. Em 2025, a empresa também lançou a GE TV, um canal com conteúdo esportivo para concorrer com a Cazé TV. Procurada pela publicação para comentar o novo projeto de aplicativo, a empresa de comunicação não se posicionou sobre o assunto.


