O dramaturgo Benedito Ruy Barbosa recebeu alta hospitalar nesta quinta-feira (22) após 19 dias de internação no Hospital do Coração (HCor), em São Paulo. Segundo boletim médico, o autor de novelas como Pantanal (1990) e Terra Nostra (1999) passou por tratamento com antibióticos para uma infecção urinária associada a um quadro de insuficiência renal crônica.
De acordo com o HCor, a liberação médica aconteceu após boa resposta clínica ao tratamento. Benedito foi internado no dia 3 de janeiro e permaneceu em acompanhamento intensivo durante todo o período. Ele tem 94 anos e é um dos principais nomes da teledramaturgia brasileira, com extensa trajetória na Globo.
A internação só foi tornada pública no domingo (18), quando o filho do autor, Ruy Mauricio Barbosa, revelou a situação em seu perfil no X (antigo Twitter). A declaração veio após o nome do novelista aparecer em uma lista falsa de conselheiros do São Paulo Futebol Clube que teriam votado contra o impeachment do presidente Julio Casares.
“Meu pai, Benedito Ruy Barbosa, está internado no HCor, tratando uma infecção urinária, não participou da reunião e também não votou. Infelizmente o nome dele está aparecendo em uma lista fake dos 45 votos contra o impeachment. Lamentável”, escreveu Ruy Mauricio, desmentindo a suposta participação do pai na votação do conselho.
Benedito Ruy Barbosa estreou na Globo em 1976 e escreveu algumas das novelas mais conhecidas da TV brasileira. Entre os títulos estão as versões originais de Cabocla (1979), Sinhá Moça (1986), Renascer (1993) e Pantanal (1990), exibida originalmente na TV Manchete (1983-1999). A obra foi adaptada em 2022 pela Globo com grande sucesso. O autor também assinou O Rei do Gado (1996) e Terra Nostra (1999), além do remake de Sinhá Moça (2006). Em 2016, teve mais uma novela exibida pela Globo: Velho Chico, que contou com colaboração de seus filhos Edmara e Bruno Luperi.


