Intérpretes de Caco Antibes e Magda em Sai de Baixo, Miguel Falabella e Marisa Orth lamentaram publicamente neste sábado (24) a possível demolição do teatro Procópio Ferreira, localizado na rua Augusta, em São Paulo. O espaço foi palco das gravações do humorístico da Globo entre 1996 e 2002 e se tornou símbolo do teatro popular televisivo da época.
Com capacidade para 700 pessoas, o teatro abrigava uma plateia ao vivo que acompanhava as gravações do programa, dirigido por Daniel Filho. A estrutura se transformou em um dos cenários mais emblemáticos da comédia nacional, contribuindo para a consagração do elenco e do formato inédito de sitcom brasileira em tempo real.
O teatro pode ser demolido para o pagamento de uma dívida de Paulo Maluf com a Prefeitura de São Paulo. O espaço está em um conjunto de imóveis localizados em uma mesma quadra e que pertencem à família do ex-prefeito da capital paulista. Maluf detém 25% do local.
Crítica dos artistas
Nas redes sociais, Miguel Falabella escreveu: “Com a demolição do teatro Procópio Ferreira, no meio dos escombros, há tantos sonhos, tantos risos, tantos projetos. Foi minha casa durante os anos divertidos do Sai de Baixo e, posteriormente, palco de inúmeras produções de que participei. É lamentável que mais um espaço cultural desapareça, na maior cidade do país. Muito triste”, declarou.
Marisa Orth também reagiu com tristeza. “Eu sempre brinquei que era o ‘meu teatro’. Casa do Sai de Baixo. De tantas peças”, relatou. A atriz ainda criticou a ausência de preservação do local: “Difícil entender porque esse teatro, na rua Augusta, não foi considerado nobre o suficiente pra vencer a especulação imobiliária. Triste. Esse teatro fez história”, pontuou.


