EXCLUSIVO!

SBT demite diretor comercial pela 4ª vez em 2 anos e promove passaralho de executivos

Marcos Kotait foi dispensado depois de apenas 4 meses no topo da área de vendas da emissora, que também passa a ter uma nova vice-presidente

Marcos Kotait sorri em frente a uma parede de tijolos iluminada com o logotipo colorido do SBT. Ele veste suéter preto e calça escura, transmitindo um ar descontraído em ambiente corporativo da emissora de televisão
Marcos Kotait foi demitido da direção comercial do SBT (foto: Divulgação/SBT)

Compartilhe:

O SBT promoveu grandes mudanças em sua cúpula no início da noite desta quinta (29). Pela quarta vez em um intervalo de apenas dois anos, a emissora dispensou seu diretor comercial: Marcos Kotait, que assumiu a área há apenas 4 meses, foi demitido em virtude da comercialização insatisfatória da Copa do Mundo — as cotas do torneio, como dito em 1ª mão pelo TV Pop, tiveram um desconto acima da média do mercado para serem vendidas. Antes dele, o cargo foi ocupado por Vicente Varela (2024/2025), Luciana Valério (2023/2024) e Fred Müller (2019/2023).

Kotait, no entanto, não foi o único dispensado nesta quinta-feira. Karin Ribeiro, responsável pela administração dos negócios digitais da emissora, também foi demitida por conta de rendimentos abaixo das expectativas. Fernando Justus Fischer, que reassumiu a superintendência de negócios e comercialização da empresa em agosto, foi demitido de suas funções mais uma vez: ele já havia sido afastado anteriormente, em fevereiro de 2025, quando ocupava o posto de COO da companhia. Naquela ocasião, ele foi transferido para a direção institucional do Grupo Silvio Santos.

Dos três executivos citados, Fischer é o único que continua vinculado ao SBT. Apesar de ter sido demitido da superintendência, ele continua contratado da empresa e negocia seu remanejamento para outra função, muito provavelmente no Grupo Silvio Santos. A sua permanência na rede é vista como muito improvável, segundo fontes bem posicionadas do TV Pop. Além disso, a emissora também definiu quem assumirá o posto de “poderoso chefão”, vacante desde a demissão de Rinaldi Faria em novembro de 2025.

A partir de agora, o segundo maior nome no organograma do SBT é o de Alessandra Ribeiro. No canal desde fevereiro de 2025, a executiva atuava como superintendente financeira, e agora será responsável pela vice-presidência da emissora, respondendo apenas para Daniela Beyruti. Ela será a administradora de todas as áreas do canal, como programação, artístico, conteúdo, finanças e comercial — os diretores de cada área, com exceção de finanças e comercial (que passam a ser totalmente geridos pela executiva), passam a responder diretamente para ela.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.