RECONHECIMENTO INTERNACIONAL

Novelas brasileiras no Emmy: quem já venceu e como a escolha funciona

Desde 2008, quando foi criada a categoria Melhor Telenovela, o Brasil se destacou com diversas indicações e vitórias, especialmente com produções da TV Globo

Foto da estatueta do Emmy
Novelas brasileiras estão se destacando no Emmy (foto: Divulgação)

Compartilhe:

O Emmy Internacional é um dos mais prestigiados prêmios de televisão do mundo para produções exibidas originalmente fora dos Estados Unidos. Desde 2008, quando foi criada a categoria Melhor Telenovela, o Brasil se destacou com diversas indicações e vitórias, especialmente com produções da TV Globo.

A presença das novelas brasileiras no Emmy reflete a força do entretenimento nacional no cenário internacional, ao mesmo tempo em que reconhece e valoriza o trabalho criativo de roteiristas, atores e toda a cadeia de profissionais envolvidos na produção audiovisual.

Cada vez mais, casas de apostas diversificam mercados com prêmios de entretenimento como o Emmy, mostrando que a premiação também movimenta outros setores além da TV. Pratique o jogo seguro.

Como funciona o Emmy Internacional?

O International Emmy Awards é organizado pela Academia Internacional das Artes & Ciências Televisivas (IATAS) e reconhece produções televisivas feitas e exibidas originalmente fora dos EUA.

As novelas brasileiras concorrem em categorias como Melhor Telenovela, além de outros gêneros televisivos. Para que uma obra seja considerada, é necessário que:

  • Seja produzida e exibida originalmente fora dos EUA;
  • Seja exibida pela primeira vez no ano-base da competição;
  • Seja inscrita pela emissora/produtora estrangeira no portal oficial;

Processo de inscrição e seleção

Mais de 1.000 profissionais internacionais de TV (produtores, diretores, críticos) avaliam critérios de narrativa, produção, impacto e originalidade de cada obra. Porém, existe todo um processo de inscrição e seleção a cada ano, funcionando da seguinte forma:

  • Inscrição: Entradas submetidas online entre dezembro e janeiro;
  • Primeira Avaliação: Julgamento online por jurados internacionais (abril–maio);
  • Semifinal: Painéis presenciais em vários países (junho–agosto);
  • Final: Votação final e anúncio dos vencedores em cerimônia em Nova York no mês de novembro;
  • Integridade: todo o processo é auditado por empresa externa (ex.: Ernst & Young).

Novelas brasileiras que já venceram o Emmy

As vitórias brasileiras no Emmy Internacional de Melhor Telenovela mostram como o país conseguiu transformar um formato popular em produto global, combinando tramas universalmente compreensíveis com identidade cultural forte, alto padrão de produção e temas capazes de atravessar fronteiras.

  • Caminho das Índias (2009) — abriu caminho para o Brasil na categoria ao unir romance e conflito cultural, com uma ponte clara entre Brasil e Índia que chamou atenção fora do país.
  • O Astro (2012) — venceu com um remake de acabamento sofisticado, ritmo de thriller e uma história envolvente de ambição, mistério e poder.
  • Lado a Lado (2013) — se destacou por tratar questões sociais e de gênero em uma narrativa de época acessível, com relevância histórica e emocional.
  • Joia Rara (2014) — chamou o público internacional pela combinação de romance e espiritualidade, com estética marcante e atmosfera “cinematográfica”.
  • Império (2015) — conquistou pela força do melodrama familiar e das disputas por poder, em uma trama clássica, direta e com grande apelo popular.
  • Verdades Secretas (2016) — ganhou por ousar no formato e nos temas, com linguagem mais moderna, estética mais “série” e abordagem de assuntos controversos.
  • Órfãos da Terra (2020) — teve impacto global ao retratar refugiados e interculturalidade com humanidade, atualidade e identificação universal.

Emmy Internacional 2025

O Brasil voltou a marcar presença na categoria Melhor Telenovela do Emmy Internacional em 2025 com “Mania de Você”, indicada ao prêmio. Mas, perdeu para ”Deha”, da Turquia. “Regreso a las Sabinas” e “Valle Salvaje”, ambos da Espanha, completaram os finalistas.

Além da disputa em telenovela, o Brasil também apareceu com indicações em outras categorias do Emmy Internacional, como: Melhor Programa Infantil (factual ou de entretenimento), Melhor Programa Infantil Animado, Melhor Noticiário, Melhor Programa de Atualidades, Melhor Documentário e Melhor Programa Artístico.

Apesar disso, o país fechou o ano sem premiações.

Obras brasileiras indicadas

O Brasil acumula diversas indicações ao Emmy Internacional ao longo dos anos, embora nem todas tenham se convertido em troféu, como ocorreu também na edição mais recente.

Além de “Mania de Você”, outras novelas que concorreram, mas não levaram, foram: “Paraíso Tropical” (2008), “Araguaia” (2011), “Avenida Brasil” (2013), “A Regra do Jogo” (2016), “Totalmente Demais” (2017), “Velho Chico” (2017), “Amor de Mãe” (2021), “Nos Tempos do Imperador” (2022), “Pantanal” (2023) e “Cara e Coragem” (2023).

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.