THIAGO GARCIA

Chefão da Xsports revela estratégia de programação para atrair anunciantes em 2026

Executivo da emissora destaca bons resultados de audiência na Copinha e explica como canal pretende fidelizar público com atrações jornalísticas

Thiago Garcia sorri de barba e camisa preta em ambiente externo com árvores ao fundo durante entrevista sobre a empresa Xsports
Thiago Garcia, diretor comercial da Xsports; canal faz planos para o futuro após bater recordes de audiência (foto: Divulgação/Marcelo Poli)

Compartilhe:

Lançada em agosto de 2025, a Xsports marca a nova empreitada do Grupo Kalunga no setor de televisão aberta. A emissora surgiu com o objetivo claro de aumentar a oferta de conteúdo esportivo gratuito para o público brasileiro. Para viabilizar a operação, o grupo realizou investimentos significativos em direitos de transmissão de eventos ao vivo e na contratação de nomes conhecidos do jornalismo esportivo nacional.

Em entrevista ao Meio&Mensagem, a direção do canal detalhou os acordos estratégicos firmados recentemente. Por meio de uma parceria de sublicenciamento com a ESPN, do Grupo Disney, a estação garantiu os direitos de exibição de torneios relevantes. O pacote contempla competições como Premier League, LaLiga, Serie A da Itália, Liga Portugal, EFL Championship, Copa do Rei da Espanha e a Copa da Alemanha.

O diretor comercial Thiago Garcia ressalta a complexidade de ingressar em um setor estático há décadas. “Este é um mercado que, em 27 anos, não recebia um player novo. É totalmente fechado e anunciantes e as agências estão acostumados a comprar com os mesmos canais e as mesmas métricas”, afirma o executivo. A empresa busca agora romper barreiras e firmar sua presença entre os telespectadores.

Apesar do curto período de operação, os resultados iniciais surpreenderam a gestão da emissora paulista. Garcia celebra o desempenho obtido durante a transmissão da Copinha, quando o canal alcançou a terceira colocação no ranking de audiência. “Alcançamos patamares que não esperávamos atingir tão rápido, como, por exemplo, ficar em terceiro lugar, à frente do SBT, por alguns minutos durante um jogo da Copinha”, revela.

A grade de programação passa por ajustes constantes para garantir a fidelização do público além dos eventos ao vivo. O executivo admite que transmissões de jogos geram pouco comprometimento da audiência a longo prazo. “Para solucionar isso, vamos começar, de forma comedida, a estrear programas de cobertura jornalística. Assim, haverá um espaço onde vamos trazer os espectadores de forma recorrente”, explica o diretor comercial.

Novas táticas comerciais da Xsports

A Xsports aposta na liberdade de negociação como principal diferencial competitivo diante dos grandes conglomerados de mídia. A estratégia envolve oferecer formatos publicitários personalizados que outras redes não conseguem entregar devido à rigidez da programação. “Só que podemos oferecer algo que os outros não podem: pouco ou nenhum engessamento de grade. Portanto, estamos abertos a construir com o anunciante”, destaca Thiago Garcia sobre o modelo.

O planejamento estratégico para 2026 engloba também o fortalecimento da presença nas plataformas digitais e streaming. Após registrar crescimento expressivo no YouTube em janeiro, a empresa pretende intensificar a produção de conteúdo online e entregas comerciais conectadas. Além disso, o canal já marca presença no Disney+ com sinal linear e avalia o desenvolvimento futuro de um canal no formato Fast para aumentar o alcance.

A equipe comercial concentra esforços na construção de relacionamento com agências e executivos do setor publicitário. O trabalho de aproximação visa demonstrar a dimensão e o potencial de alcance da televisão aberta no Brasil. “Estamos aumentando a área comercial e o grande desafio é fazer os executivos, especialmente os mídias das agências, entenderem que a TV aberta tem uma dimensão”, finaliza o gestor da emissora.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.