O telespectador mais atento ao Cidade Alerta desta quinta (19) certamente reparou no anúncio misterioso feito pelo âncora Reinaldo Gottino, que prometeu “uma novidade bombástica” para o jornalístico a partir da próxima semana. A reportagem do TV Pop investigou e descobriu a resposta para o suspense do jornalista: o noticioso da Record será apresentado, uma vez por mês, nos estúdios da emissora em outras cidades do país. Os primeiros testes foram gravados hoje, e a cidade escolhida para abrir a nova fase do jornalístico foi o Rio de Janeiro.
Mensalmente, o programa policial deixará os estúdios da Record em São Paulo para ser totalmente feito diretamente de uma das afiliadas da rede. A ideia é que o projeto dure pelo menos dois anos e não passe somente pelas capitais, mas também por retransmissoras do interior. Além da valorização do trabalho das praças, a emissora também dará espaço para que os apresentadores das edições locais do Cidade Alerta fiquem conhecidos nacionalmente, já que eles irão — ainda que apenas por um dia — dividir o comando da versão nacional do jornal com Reinaldo Gottino.
Na semana que vem, em um dia ainda não escolhido, Ernani Alves apresentará o Cidade Alerta nacional ao lado de Gottino. O Rio de Janeiro foi escolhido para abrir a temporada itineirante por três motivos: é a praça da Record com maior estrutura fora de São Paulo; a versão regional do jornalístico tem conquistado recordes de público nos últimos meses; e Ernani Alves estava no time mais marcante da história do noticioso, fazendo parte da equipe de Marcelo Rezende (1951-2017). Na época, ele atendia pela alcunha de Ernani Leva Bala.
A movimentação tem como objetivo incrementar os números de audiência do jornalístico pelo país. Em várias capitais, as edições regionais do formato dão trabalho para a Globo. Para a cúpula da rede, o projeto itinerante poderá fazer com que a versão nacional do Cidade Alerta se beneficie da boa fase do noticiário local, contribuindo para turbinar a performance da Record no Painel Nacional de Televisão. As praças que já foram escolhidas estão, inclusive, recebendo investimentos para viabilizar a transmissão em rede — Porto Alegre, por exemplo, ganhará um novo cenário.
O TV Pop apurou que o projeto foi muito bem recebido pelas parceiras da Record. Não é de hoje que as afiliadas da emissora se queixam da falta de representatividade regional nos programas populares da rede — há alguns anos, o canal deixou de trazer âncoras de outras regiões para apresentar o Cidade Alerta e o Balanço Geral de São Paulo aos sábados e feriados. Com a novidade, há a expectativa de que os profissionais com melhor desempenho na empreitada possam até mesmo ser aproveitados em rede nacional, já que a emissora está em busca de novos talentos.


