A Globo anunciou nesta quinta-feira (19) a criação de um novo núcleo dentro do seu setor de jornalismo. Batizada de “núcleo de estratégia”, a área terá papel central no planejamento de grandes coberturas e no suporte diário aos telejornais nacionais. O principal braço do novo núcleo será uma equipe dedicada exclusivamente ao uso de inteligência artificial (IA) aplicada aos programas jornalísticos da emissora.
A novidade foi comunicada internamente pelo diretor de jornalismo da Globo, Ricardo Villela. Segundo a Folha de S.Paulo, o repórter Ben-Hur Correia foi promovido e deixa a reportagem para assumir a gerência do núcleo, com foco especial na integração da IA. O jornalista é autor do livro Meus Robôs — Novas relações entre humanos, robôs e IAs. Rogerio Nery, executivo com mais de 20 anos de trajetória na Globo, será o responsável pelo comando da nova área.
Além de Ben-Hur, Vitor Sorano e Viviane Costa também atuarão como gerentes. Antes da mudança, Ben-Hur participava do Jornal Nacional e Fantástico. “O núcleo chega com a missão de mapear e solucionar gargalos tecnológicos e organizacionais, atuando em parceria com outras áreas da empresa e com as equipes de cada produto, sem interferir na autonomia dos times”, afirmou Villela no comunicado.
De acordo com o diretor, a inteligência artificial será aplicada inicialmente em tarefas transversais de gestão e produção. “A IA será usada nas tarefas transversais de gestão e produção. Vamos treinar profissionais da Globo e das afiliadas já a partir deste ano. Além disso, apoiaremos no desenvolvimento e implementação de novas tecnologias que fortaleçam o Jornalismo”, explicou.
A emissora também pretende utilizar o novo núcleo no planejamento das grandes coberturas de 2026, incluindo as eleições. Ainda neste mês, começa a chamada “Academia de IA do Jornalismo”, uma espécie de escola interna voltada para capacitação no uso da tecnologia. “Entre março e abril, iniciaremos os treinamentos nas regionais e apresentaremos o plano de atuação nas redes sociais para os primeiros programas”, concluiu.


