PROMOVEU REPÓRTER

Globo cria núcleo de estratégia no jornalismo com uso de Inteligência Artificial

Nova área vai planejar grandes coberturas e integrar IA aos telejornais nacionais

Homem concede entrevista em uma livraria, com estantes repletas de livros ao fundo. Ele veste camisa social clara e sorri enquanto fala ao microfone com logotipo de emissora de TV. Ao lado, há um cartaz de lançamento de livro exposto em cavalete, indicando evento literário no local.
Globo criou um novo núcleo de estratégia no jornalismo e Ben-Hur Correia foi promovido para gerência do setor (foto: Reprodução/Internet)

Compartilhe:

A Globo anunciou nesta quinta-feira (19) a criação de um novo núcleo dentro do seu setor de jornalismo. Batizada de “núcleo de estratégia”, a área terá papel central no planejamento de grandes coberturas e no suporte diário aos telejornais nacionais. O principal braço do novo núcleo será uma equipe dedicada exclusivamente ao uso de inteligência artificial (IA) aplicada aos programas jornalísticos da emissora.

A novidade foi comunicada internamente pelo diretor de jornalismo da Globo, Ricardo Villela. Segundo a Folha de S.Paulo, o repórter Ben-Hur Correia foi promovido e deixa a reportagem para assumir a gerência do núcleo, com foco especial na integração da IA. O jornalista é autor do livro Meus Robôs — Novas relações entre humanos, robôs e IAs. Rogerio Nery, executivo com mais de 20 anos de trajetória na Globo, será o responsável pelo comando da nova área.

Além de Ben-Hur, Vitor Sorano e Viviane Costa também atuarão como gerentes. Antes da mudança, Ben-Hur participava do Jornal Nacional e Fantástico. “O núcleo chega com a missão de mapear e solucionar gargalos tecnológicos e organizacionais, atuando em parceria com outras áreas da empresa e com as equipes de cada produto, sem interferir na autonomia dos times”, afirmou Villela no comunicado.

De acordo com o diretor, a inteligência artificial será aplicada inicialmente em tarefas transversais de gestão e produção. “A IA será usada nas tarefas transversais de gestão e produção. Vamos treinar profissionais da Globo e das afiliadas já a partir deste ano. Além disso, apoiaremos no desenvolvimento e implementação de novas tecnologias que fortaleçam o Jornalismo”, explicou.

A emissora também pretende utilizar o novo núcleo no planejamento das grandes coberturas de 2026, incluindo as eleições. Ainda neste mês, começa a chamada “Academia de IA do Jornalismo”, uma espécie de escola interna voltada para capacitação no uso da tecnologia. “Entre março e abril, iniciaremos os treinamentos nas regionais e apresentaremos o plano de atuação nas redes sociais para os primeiros programas”, concluiu.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.