Eric Dane, conhecido por seus papéis em Grey’s Anatomy e Euphoria, morreu nesta quinta-feira (19), de acordo com a imprensa americana. Em abril do ano passado, ele havia revelado em entrevista à revista People que foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA) — uma doença neurodegenerativa rara, progressiva e incurável, que compromete gradualmente os neurônios motores responsáveis pelo controle voluntário dos músculos. O artista tinha 53 anos.
“Sou grato por ter minha amada família ao meu lado enquanto navegamos por este próximo capítulo”, declarou Eric Dane na ocasião. “Sinto-me afortunado por ainda poder trabalhar e estou ansioso para retornar ao set de Euphoria na próxima semana”, afirmou o ator, que interpreta Cal Jacobs, o patriarca da família central da trama de Euphoria. Ele era casado com a atriz Rebecca Gayheart. Eric Dane deixou duas filhas adolescentes: Billie Beatrice, de 15 anos, e Georgia Geraldine, de 13.
Em sua última entrevista, ele solicitou que a privacidade da família fosse respeitada durante o período desafiador. Desde dezembro de 2025, ele estava sendo permanentemente acompanhado por duas enfermeiras. “Eric tem enfermeiros 24 horas por dia”, afirmou Rebecca Gayheart, que ainda relatou as dificuldades que enfrentou com o plano de saúde para conseguir as autorizações dos atendimentos. Segundo a atriz, foram necessárias duas apelações para obter a liberação.
Quem é Eric Dane?
Eric Dane nasceu em São Francisco, na Califórnia, se formou na Escola San Mateo e decidiu ingressar na carreira de ator depois de participar de uma adaptação da peça All My Boys de Arthur Miller. Seu primeiro trabalho na televisão foi uma participação na série Uma Galera do Barulho. Depois continuou na televisão, fazendo pequenos papéis em comédias de sucesso como Anos Incríveis, Roseanne e Um Amor de Família.
Em 2003, entrou para o elenco da série de fantasia Charmed onde interpretou o personagem Jason Dean durante a sexta temporada do programa. Em 2006, ele teve seus primeiros grandes trabalhos. Primeiro como o personagem Múltiplo na terceira parte da trilogia X-Men, e depois como o médico Mark Sloan na popular série médica Grey’s Anatomy, onde trabalhou por sete temporadas.


