A influenciadora Janaína Prazeres relatou que enfrentou uma situação inusitada ao tentar entrar no condomínio de luxo onde mora, em São Paulo. Segundo ela, o sistema de reconhecimento facial do prédio não liberou sua entrada quando chegou em casa à noite, sem maquiagem. Impedida de acessar o próprio apartamento, precisou buscar outra solução.
Conhecida por ter sido eleita a “mulher perfeita” pela Playboy Noruega, em dezembro de 2023, em análise baseada em inteligência artificial, Janaína Prazeres afirmou que o equipamento sempre funcionou normalmente. “Eu cheguei em casa como sempre faço, fui passar pelo reconhecimento facial e simplesmente não abriu. Tentei várias vezes, achei que fosse algum erro do sistema, mas nada acontecia”, relatou.
Após insistir por alguns minutos, a influenciadora percebeu um detalhe que pode ter influenciado a falha. “Na hora, fiquei confusa, porque nunca tinha passado por isso. Depois me dei conta de que estava completamente sem maquiagem. Eu estava de cara limpa, algo que quase nunca acontece no meu dia a dia”, disse. Ainda assim, o sistema permaneceu bloqueado.
Sem conseguir entrar no prédio, Janaína Prazeres chamou um chaveiro para destrancar a porta. Ela classificou o momento como constrangedor. “Foi constrangedor, porque era a minha casa. Eu moro ali, pago condomínio, e simplesmente não consegui entrar. Acabei tendo que pedir ajuda para conseguir acessar o apartamento”, contou.
Ao comentar o episódio, Janaína Prazeres contextualizou sua relação com a própria imagem. Ela afirma que já realizou mais de 25 procedimentos estéticos e que mantém aparência produzida por causa do trabalho no Instagram. “Minha imagem é essa, maquiada, iluminada, pronta”, afirmou. “É difícil até me imaginar sem maquiagem. Quando eu me vi naquela situação, percebi o quanto isso está enraizado. Não é só estética, é identidade”, disse. “Eu já levei isso para a terapia, justamente por entender o peso que isso tem”, conclui.


