A novela Maria, Maria (1978), primeira obra de Manoel Carlos (1933-2026) para a Globo, voltou a ficar disponível ao público. Todos os capítulos foram liberados no Globoplay por meio do projeto Resgate, que recupera produções antigas da emissora. A produção foi dirigida por Herval Rossano (1935-2007).
A trama é uma adaptação do livro Maria Dusá, de Lindolfo Rocha (1862-1911), e tem como destaque a atuação de Nívea Maria em papéis duplos. A atriz interpreta duas mulheres com vidas opostas que acabam ligadas pelo destino. Na história, Maria Alves vive com a família no sertão brasileiro, enfrentando dificuldades.
Já Maria Dusá é uma figura influente em Xique-Xique, na Bahia, levando uma vida marcada por poder e riqueza. O enredo ganha força com a chegada de Ricardo Brandão, vivido por Cláudio Cavalcanti (1940-2013). Durante uma viagem, ele conhece Maria Alves e se envolve com sua história.
Semanas depois, ao chegar à cidade, o tropeiro encontra Maria Dusá e acredita se tratar da mesma mulher. A confusão na novela da Globo provoca conflitos e o leva a mudar de vida. Com o passar do tempo, os caminhos dos personagens voltam a se cruzar. A descoberta da existência das duas mulheres dá início a uma disputa que envolve sentimentos, interesses e um triângulo amoroso.


