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PAINEL NACIONAL DE TELEVISÃO

RedeTV! é esquecida pelo público e perde o quinto lugar para a TV Brasil

Victor Sarro e Júlio Cocielo nos estúdios da RedeTV!
Victor Sarro e Júlio Cocielo foram responsáveis pela ida da RedeTV! para a sexta colocação (foto: Reprodução)

O mês de dezembro não foi esquecível apenas para a Globo. Pela primeira vez em suas mais de duas décadas no ar, a RedeTV! perdeu o quinto lugar de audiência no Painel Nacional de Televisão e acabou sendo ultrapassada pela TV Brasil. Os investimentos no canal público, que usou a novela Os Dez Mandamentos para turbinar horários estratégicos de sua programação, fizeram com que a emissora vencesse a autoproclamada “rede de televisão que mais cresce no país” no último mês do ano, ficando atrás apenas das quatro líderes crônicas do setor — Globo, Record, SBT e Band.

De acordo com os dados consolidados de audiência do PNT, que levam em consideração os dados aferidos em 14 capitais e na região metropolitana de Campinas, a TV Brasil acumulou 0,35 ponto de média ao decorrer dos 31 dias de dezembro. O índice já representa mais de um terço do ibope da Band, que fechou o mês com média de 0,96 ponto, e foi o suficiente para que a emissora ficasse a frente da RedeTV!. Até então detentora da quinta colocação, o canal liderado por Marcelo de Carvalho e Amilcare Dallevo Jr. caiu para o sexto lugar, com média de apenas 0,30 ponto.

A marca também fez com que a emissora pública impactasse mais de 19 milhões de telespectadores em todo o território nacional em apenas um mês. Os índices da rede, antes restritos ao horário de Os Dez Mandamentos, se espalharam por diversas faixas horárias. Na Grande São Paulo, o canal passou a ter números expressivos com a transmissão de filmes nacionais e de documentários, que não raramente chegam a ocupar a quarta colocação de audiência no horário nobre. O folhetim bíblico da Record já chegou a marcar picos de 3 pontos na principal metrópole do país.

Com a sintonia de cerca de 250 mil telespectadores por minuto no Painel Nacional de Televisão, a TV Brasil se tornou a emissora pública mais assistida do país. Os índices obtidos pelo TV Pop apontam que a Cultura, habitual detentora do posto, marcou média de 0,22 ponto em dezembro — marca que significa cerca de 157 mil pessoas assistindo ao canal por minuto. Longe da disputa pelo topo do ranking de maiores audiências, surgem a TV Escola (0,01), TV Câmara (0,01), TV Senado (0,01) e TV Justiça (0,00).

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