Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Os Dez Mandamentos vira fenômeno e coloca TV Brasil em terceiro lugar

Guilherme Winter foi o protagonista da novela Os Dez Mandamentos (foto: Reprodução/Record)
Guilherme Winter foi o protagonista da novela Os Dez Mandamentos (foto: Reprodução/Record)

Maior fenômeno da história da dramaturgia da Record, Os Dez Mandamentos tem feito milagre na programação da TV Brasil. A novela bíblica da emissora de Edir Macedo se tornou responsável pelas maiores audiências da estatal e não raramente chega a ficar na terceira colocação durante a reapresentação da madrugada, perdendo apenas para a Globo e para o SBT, e superando emissoras de grande parte, como a Band e a RedeTV!, além da própria Record, que foi a criadora da adaptação televisiva da história bíblica. Em sua exibição inédita, no horário nobre, o folhetim já tem se aproximado da barreira dos 2 pontos, índice raríssimo para a rede controlada pelo Governo Federal.

A reportagem do TV Pop teve acesso a um levantamento detalhado da audiência de Os Dez Mandamentos nas duas principais metrópoles do país. Na Grande São Paulo, considerada a principal região para o mercado publicitário, os 124 capítulos exibidos até quarta-feira (25) da trama assinada por Vivian de Oliveira acumulam média de 0,4 ponto, e a performance do folhetim tem sido crescente. Em abril, a novela teve 0,26 ponto de média. Em agosto, já na fase das pragas, a novela cresceu 123% e acumulou média de 0,58 ponto — sua maior média foi no dia 25, com 1,2 ponto.

No Rio de Janeiro, a audiência do folhetim da TV Brasil é ainda maior. A história bíblica tem média acumulada de 0,72 ponto até o dia 25 de agosto, sendo o programa mais assistido da emissora governamental. Em seu primeiro mês no ar, a novela teve média de 0,49 ponto. Agora, em agosto, a performance da produção feita pela Record já acumula média de 0,81 ponto, índice que representa uma alta de 65%. O capítulo mais visto marcou 1,6 ponto.

Nas madrugadas, a reapresentação de Os Dez Mandamentos também tem alcançado médias expressivas. O horário alternativo da trama acumula média de 0,20 ponto na Grande São Paulo e, nas últimas semanas, tem figurado cada vez mais na terceira colocação em sua faixa horária. Na quarta-feira, o folhetim marcou média de 0,9 ponto e foi o segundo programa mais assistido da emissora estatal, atrás apenas da exibição inédita da novela. No Rio de Janeiro, a reprise acumulou média de 0,2 — também com crescimento mensal. Em agosto, a média já é de 0,42, com recorde de 1,4 ponto na madrugada do dia 26.

O bom desempenho da novela já tem provocado um efeito cascata em outros programas da TV Brasil. Acostumada a flertar com o traço na maior parte do dia, a rede cresceu exponencialmente em outros horários, principalmente nas atrações que são exibidas em horários próximos ao folhetim. Na quarta-feira, a novela da Record foi ensanduichada por Brasil Visto de Cima (0,5) e Parques Oceânicos (0,5). Já na exibição da madrugada, o folhetim foi transmitido depois da reapresentação de Brasil Visto de Cima (0,5) e antes do bloco dos Jogos Paralímpicos (0,4).

Leia mais