Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
ONDA DE AFASTAMENTOS

Repórter de política vira apresentador do Globo Esporte após caos na TV

Filipe Matoso no comando do Globo Esporte DF
Filipe Matoso, repórter de política, comandou o Globo Esporte em Brasília (foto: Reprodução/TV Globo)

Uma onda de afastamentos às pressas fez com que a Globo adotasse um expediente pouco usual no Globo Esporte Brasília. Com a grande maioria dos profissionais do setor esportivo afastados do trabalho presencial, a emissora se viu sem nomes disponíveis para apresentar o seu tradicional programa esportivo e teve que improvisar com um repórter de política, que sequer é um rosto habitual dos telejornais do canal, no comando da atração nesta quarta-feira (12) — e a situação deverá perdurar durante os próximos dias, já que não há previsão de retorno dos licenciados.

O nome escalado para comandar o Globo Esporte regional durante o afastamento dos colegas foi Filipe Matoso. Acostumado a falar de política no G1, o portal de notícias da emissora, e a fazer entradas nos telejornais regionais repercutindo assuntos abordados pelo site, o jornalista já estreou no comando da atração esportiva — e foi elogiado internamente, já que demonstrou ter jogo de cintura mesmo tendo sido escalado para o programa de última hora. Habitualmente, a versão regional é comandada por José Maurício Oliveira, que também é editor-chefe da atração.

Oliveira, no entanto, se tornou o personagem central da onda de licenças concedidas pelo departamento médico da líder de audiência: a reportagem do TV Pop apurou que ele foi o primeiro a ser afastado pela emissora, em virtude de ter apresentado sintomas gripais. Na sequência, foi a vez de vários outros profissionais também serem mandados para o regime de trabalho remoto, já que praticamente todo o setor esportivo tinha contato com o apresentador, muito por conta de seu cargo de chefia no programa esportivo.

Reserva habitual do titular, André Barroso também foi afastado de suas funções por conta do mesmo quadro clínico. A repórter Sofia Miranda, que costuma fazer entradas ao vivo na Redação da atração, engrossou a lista de licenças médicas pelo mesmo motivo — ou seja, todos os profissionais habituados a atuar em funções de vídeo no departamento esportivo de Brasília foram tirados de suas funções por tempo indeterminado. Mas o caos não aconteceu apenas entre os rostos que atuam na frente das câmeras: duas produtoras foram afastadas às pressas com diagnósticos de coronavírus. Um editor, que chegou a ser cogitado para comandar o programa, estava de férias. Até mesmo o estagiário, visto como alternativa para o problema, cumpria período de recesso.

Leia mais