Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
MARIANA FANTI

Demitida por comer chocolate, ex-âncora da Jovem Pan fala pela 1ª vez

Mariana Fanti no estúdio do Jornal da Manhã, da Jovem Pan News
Mariana Fanti era uma das principais apresentadoras da Jovem Pan News (foto: Reprodução/JP News)

Mariana Fanti era uma das principais apresentadoras da Jovem Pan News até o início do mês. Profissional experiente, com passagens por diversos veículos de comunicação, ela foi demitida ainda na primeira semana do ano, durante um dia de fúria de Antônio Augusto Amaral de Carvalho Filho, o Tutinha. Em uma conversa exclusiva com a reportagem do TV Pop, a jornalista abriu o jogo e falou pela primeira vez sobre o seu desligamento do canal de notícias. “Eu fui demitida cerca de dez minutos antes de entrar no ar”, lamentou.

“Em 4 de janeiro, eu fui chamada pelo Chefe de Redação, que estava acompanhado por um representante do Recursos Humanos da empresa, e me informaram que eu estava sendo demitida por conta do incidente com o chocolate, que aconteceu em 23 de dezembro. Nesta conversa, eu questionei se havia outro motivo que tivesse contribuído para a minha demissão, e fui informada que não havia nada que desabonasse o meu trabalho”, relata a apresentadora, que comandava a edição matutina do Headline News e o Top of The Hour do horário do almoço.

O episódio relatado por Mariana Fanti aconteceu durante a transmissão do Jornal da Manhã 2ª Edição: o telejornal, que sequer é transmitido na televisão, vai ao ar apenas na rádio e pelos canais digitais da Jovem Pan News, e conta com uma estrutura técnica precária. E, justamente por uma falha técnica, a apresentadora não sabia que estava ao vivo quando decidiu tentar comer parte de uma barra de chocolate — ela afirma que a sua única alternativa era acompanhar o telejornal por uma plataforma digital, que estava transmitido o conteúdo com defasagem.

“Assim que terminei o Jornal da Manhã daquele dia procurei o Chefe de Redação e o Diretor de Jornalismo. Eu expliquei que estava sem retorno de vídeo, me guiando pelo meu celular, em que acompanhava a transmissão ao vivo do telejornal — por isso a minha cabeça estava baixa no vídeo que está circulando. Eu não me dei conta que a transmissão tinha alguns segundos de delay. A emissora e eu estávamos em um voo cego”, constatou a jornalista, que justificou o motivo para ter decidido comer nos estúdios da Jovem Pan.

“Naquele dia eu também já havia comandado a primeira edição do Jornal da Manhã, que começa às 6h. Estava no ar há muitas horas ininterruptamente. Eu me senti fraca, com tontura, e comi um pedaço de chocolate para ter um ganho de energia. Eu não sabia que estava no ar. Percebi apenas alguns segundos depois, quando voltei a olhar para o meu celular, e vi minha própria imagem comendo. Foi aí que eu me dei conta de que a imagem que eu acompanhava estava com delay e que a câmera estava aberta em mim. Eu reportei o ocorrido e os superiores foram compreensivos, pois sabiam que estávamos cumprindo escala de final de ano”, contou a apresentadora.

Questionada pelo TV Pop sobre as incontáveis falhas técnicas do canal de notícias, Mariana Fanti também falou sobre as dificuldades operacionais da emissora. “Em alguns momentos realmente ficava perceptível para quem acompanhava a programação que ficavamos na mão, ao vivo, por conta de falhas técnicas. Às vezes, com certa habilidade conseguíamos disfarçar, mas em outros momentos não era possível — como chamar um repórter e entrar outro. A todo momento somos guiados por toda uma operação que funciona por de trás das câmeras. E muitas vezes quem assiste não tem esse conhecimento. Nestes momentos, infelizmente quem leva a pior é quem está com o rosto em frente às câmeras”, pontuou.

“Eventualmente éramos informados sobre como o Ibope havia se comportado. Não me lembro de ser repreendida pelos índices, até porque sabíamos que devido proximidade da estreia do canal, a audiência ainda estava se adaptando a programação. Ou seja, não havia tempo suficiente para tratar os índices de audiência como consolidados. E, felizmente, eu recebi muitas mensagens dos meus ex-colegas em tom de surpresa e apoio após o meu desligamento”, prosseguiu a jornalista, que também desabafou sobre como se sentiu ao virar personagem de uma das primeiras notícias envolvendo demissões na televisão brasileira neste ano.

“Eu nunca me imaginei envolvida em uma situação como esta. A principio preferi me recolher para tentar entender o que estava acontecendo e digerir a demissão. É muito duro você lutar e se esforçar tantos anos para alcançar o sonho de uma vida inteira, ainda mais em um meio competitivo como o nosso [o Jornalismo], e de repente ver tudo desmoronar. Sobre planos para o futuro, o meu é o mais breve possível voltar atuar na área que sempre amei, que é o Jornalismo televisivo. Embora ainda não tenha recebido nenhum convite para voltar a chamada grande mídia prefiro acreditar nas sementes que plantei durante tantos anos de Jornalismo, e confiar que o melhor ainda está por vir”, concluiu Mariana Fanti.

Leia mais