Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
LUTO NA MÚSICA

Morre a cantora e compositora Elza Soares, aos 91 anos

Foto da cantora Elza Soares
Elza Soares morreu aos 91 anos (foto: Divulgação)

Morreu na tarde desta quinta-feira (20), aos 91 anos, a cantora e compositora Elza Soares. Ela era considerada um das principais cantoras da música brasileira e iniciou a sua trajetória nos anos 1960, ao ponto de ter sido eleita, em 1999, como a cantora brasileira do milênio pela BBC de Londres. A informação da morte foi confirmada pela assessoria da artista por meio de um comunicado oficial — o texto diz que Elza, como sempre desejou, “cantou até o fim”.

Em seu primeiro casamento, aos 12 anos de idade, Elza Soares foi obrigada pelo pai a largar os estudos para unir-se com Lourdes Antônio Soares, o Alaordes. A cantora sofreu muito durante o matrimônio, por conta de constantes práticas de violênica doméstica e sexual. Um ano depois da união, ela deu à luz seu primeiro filho. Aos 15, ela sofreu com a perda de seu segundo filho, que morreu de fome, e foi orbrigada a trabalhar como encaixatadora em uma fábrica de sabão.

A artista, que tinha o sonho de cantar desde a infância, fez ainda na juventude as suas primeiras composições. Confiante em seu talento, ela se inscreveu em um concurso do programa Calouros em Desfile, em meados de 1953, e agradou aos jurados da atração. Isso, no entanto, ainda não foi o marco inicial de sua carreira profissional, que só começou de fato em 1960, quando foi convidada para aparecer em programas de televisões e fez a sua primeira turnê internacional, na Argentina.

Ao decorrer de sua trajetória, Elza Soares lançou quase 40 discos. O mais recente deles foi em 2019 e ganhou o nome de Planeta Fome, justamente em alusão ao início de sua carreira. Na sua primeira apresentação, feita no Calouros em Desfile, o apresentador Ary Barroso perguntou de que planeta ela teria vindo. “Do mesmo planeta que o senhor, Seu Ary. Do planeta fome”, imediatamente respondeu.

A seguir, leia o comunicado oficial sobre a morte de Elza Soares:

É com muita tristeza e pesar que informamos o falecimento da cantora e compositora Elza Soares, aos 91 anos, às 15 horas e 45 minutos em sua casa, no Rio de Janeiro, por causas naturais. Ícone da música brasileira, considerada uma das maiores artistas do mundo, a cantora eleita como a Voz do Milênio teve uma vida apoteótica, intensa, que emocionou o mundo com sua voz, sua força e sua determinação. A amada e eterna Elza descansou, mas estará para sempre na história da música e em nossos corações e dos milhares fãs por todo mundo. Feita a vontade de Elza Soares, ela cantou até o fim.

Leia mais