Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
CRIME QUE CHOCOU O PAÍS

Documentário sobre Celso Daniel causa reclamações na Globo, diz site

Imagem com foto de Celso Daniel
Celso Daniel era prefeito de Santo André (SP) e foi assassinado em janeiro de 2002; profissionais da Globo questionam objetivo de lançamento de documentário em ano eleitoral (foto: Reprodução)

O lançamento de um documentário sobre o Caso Celso Daniel está causando reclamação nos bastidores da Globo. A nova produção do Globoplay vai contar em oito episódios os detalhes do assassinado do político Celso Daniel, então prefeito de Santo André (SP), que chocou o país em 2002. De acordo com informações do jornalista Daniel César, do site NaTelinha, os profissionais da líder de audiência têm se queixado da decisão de lançar uma série sobre o assunto em pleno ano político.

“Exatos 20 anos depois, o original Globoplay O Caso Celso Daniel ajuda o público a tirar suas próprias conclusões sobre as motivações do crime que causou comoção no país através de extensa pesquisa e depoimentos exclusivos. Produzida pelo Estúdio Escarlate, de Joana Henning, e dirigida por Marcos Jorge, a série de oito episódios entra na plataforma no dia 27 de janeiro, com dois episódios lançados a cada semana”, anunciou a plataforma de streaming no material de divulgação sobre a série.

“Quem sequestrou Celso Daniel? Por que ele foi morto? O documentário guia o espectador pelo emaranhado de informações conflitantes e pela guerra de versões que sempre envolveu o caso. Traremos luz aos fatos de um crime que sobrevive 20 anos na história política do país, com ricos depoimentos que convidam para uma imersão de dor e esclarecimento do trabalho realizado pelas autoridades, valorizando a informação acima das opiniões”, explica Joana Henning, CEO do Estúdio Escarlate.

De acordo com o NaTelinha, pelo menos dois jornalistas da Globo, que não tiveram suas identidades reveladas, questionaram a intenção da emissora em lançar a produção às vésperas das eleições presidenciais. Para os profissionais, o caso já foi esclarecido pelo judiciário, que não considerou o crime como político, mas como um assassinato fora do ambiente ideológico. Para eles, o documentário irá apenas resgatar teorias conspiratórias, ainda que o tema dele não seja esse.

Uma das fontes da publicação apontou que a criação de uma série sobre o Caso Celso Daniel em ano eleitoral poderá dar munições para uma onda de notícias falsas para impossibilidade a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Planalto no fim do ano. A emissora não se pronunciou sobre o assunto. Além de jornalistas, a nova produção também estaria sendo questionada por artistas da emissora. Para uma atriz, o entendimento é que a Globo parece apostar em uma polarização desnecessária.

O Caso Celso Daniel joga luz em um dos crimes mais polêmicos do país

Vinte anos, dois inquéritos policiais, uma força-tarefa do Ministério Público, uma CPI, um julgamento, uma anulação de processo e sete condenações depois, a série ilumina os fatos e aborda a construção de narrativas que influenciaram a opinião pública, através de uma extensa e criteriosa pesquisa que durou cinco anos nos mais de 40 volumes do processo criminal. A série da Globo traz também depoimentos de mais de 30 pessoas com participações importantes no caso, como políticos de diversos matizes, como Fernando Henrique Cardoso, José Dirceu, Gilberto Carvalho, Mara Gabrilli, Eduardo Suplicy e Miriam Belchior, que foi casada com Celso Daniel, além de delegados, promotores, familiares e jornalistas que cobriram o crime.

A série organiza e apresenta o resultado de anos de trabalho de pesquisa e investigação e reestrutura as informações e documentos. “Trata-se de um caso extremamente intrincado e complexo, além de muito delicado. Nosso maior desafio foi organizar a história ao longo do tempo e contá-la com a voz de quem a viveu na pele, de maneira clara, interessante e completa”, afirma Marcos Jorge, diretor da série documental. “Para isso, também utilizamos reconstituições dramatúrgicas e animações, solidamente ancoradas em depoimentos e documentos, para prover o espectador de tudo que ele precisa para entender este caso em profundidade”.

Com distanciamento e imparcialidade, revela os bastidores surpreendentes, as teorias conspiratórias e os mistérios e coincidências impressionantes que cercam o caso. A série organiza e apresenta o resultado de anos de trabalho de pesquisa e investigação e reestrutura as informações e documentos. “Trata-se de um caso extremamente intrincado e complexo, além de muito delicado. Nosso maior desafio foi organizar a história ao longo do tempo e contá-la com a voz de quem a viveu na pele, de  maneira clara, interessante e completa”, afirma Marcos Jorge, diretor da série documental. “Para isso, também utilizamos reconstituições dramatúrgicas e animações, solidamente ancoradas em depoimentos e documentos, para prover o espectador de tudo que ele precisa para entender este caso em profundidade”.

A obra reforça o investimento do Globoplay em séries documentais. “Em dois anos, o Globoplay se tornou a maior referência em documentários brasileiros entre as plataformas de streaming. Estamos investindo em histórias relevantes, investigações profundas e altos valores de produção. O Caso Celso Daniel é um exemplo de tudo isto. A série impressiona tanto pela solidez jornalística quanto pela riqueza de recursos como dramatizações e animações. A narrativa ágil vai prender o espectador e fazer com que ele se sinta verdadeiramente informado sobre o caso ao fim dos oito episódios” afirma Erick Brêtas, diretor de Produtos e Serviços Digitais da Globo.

Leia mais