Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
LAIR RENNÓ

Substituto de Fátima Bernardes no Encontro abre processo contra Globo

Imagem com foto do jornalista Lair Rennó
Lair Rennó entrou com ação trabalhista contra a Globo (foto: Globo/João Cotta)

Ex-apresentador do Encontro, Lair Rennó entrou com um processo trabalhista contra a Globo para receber o salário substituição referente ao período em que apresentou a atração durante as férias de Fátima Bernardes. De acordo com informações divulgadas pelo jornalista Sandro Nascimento, do NaTelinha, o documento destaca que a titular do matinal se ausentou por 200 dias entre 2014 e 2019. Somente em 2018, a ex-âncora do Jornal Nacional ficou 50 dias afastada do trabalho, deixando 37 edições do Encontro sob o comando de Rennó.

Na ação, a defesa alega que a Globo deixou de pagar todos os direitos previdenciários em 2014 ao trocar o contrato de funcionário pessoa física (CLT) por pessoa jurídica (PJ). André Froes de Aguillar, advogado que representa Lair Rennó, pede que a rede carioca junte aos autos do processo todas as escalas de férias da ex-mulher de William Bonner. O ex-apresentador do Encontro espera receber o pagamento das diferenças salariais, acrescido dos reflexos legais, tendo em vista que ele desempenhava as mesmas funções da colega durante a ausência dela no matinal.

De acordo com o documento do processo, o Tribunal Superior do Trabalho diz que, se tratando de substituição não eventual, o substituto tem direito ao salário do substituído, enquanto durar o período da substituição. No entanto, Rennó alega que nunca recebeu da Globo o pagamento do salário substituição da qual ele teria direito. Procurado pelo NaTelinha, a defesa do ex-apresentador do Encontro não se pronunciou sobre a reportagem.

Além da escala de férias de Fátima Bernardes, o advogado de Lair Rennó também pede que a Globo junte aos autos do processo todos os valores recebidos pela apresentadora para verificação da quantia devida ao salário substituição. A publicação diz ainda que o valor de indenização pode chegar na casa dos R$ 4 milhões. No entanto, o montante deve aumentar quando a Globo apresentar os ganhos de Fátima durante o período entre 2014 e 2019. A Globo não comenta casos sub judice.

Lair Rennó trabalhou na Globo entre 1999 e 2019 e deixou o Encontro por causa de um corte de gastos. Na época, ele publicou uma mensagem nas redes sociais para agradecer os anos de parceria com a emissora. “Hoje, um ciclo se encerra. Na Globo, são 20 anos de história nas bancadas de Minas, da GloboNews e do Encontro. Novos ciclos se formarão. A hora da despedida é dolorosa, mas as janelas de oportunidades aparecem justamente nesse estágio”, disse no Instagram. Atualmente, o profissional estaria em negociações com a Record de Minas Gerais para assumir a apresentação do telejornal matinal MG no Ar.

Leia mais