Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
PROGRAMA CANCELADO

Fim do Vem Pra Cá provoca rixa entre Silvio Santos e executivos do SBT

Foto do apresentador Silvio Santos
Silvio Santos não quer o retorno do Vem Pra Cá, diretores do SBT sim (foto: Reprodução/SBT)

O cancelamento do Vem Pra Cá com pouco mais de 10 meses no ar deixou o clima entre Silvio Santos e parte da diretoria do SBT ainda mais bélico do que o habitual. A decisão de descontinuar a revista eletrônica partiu única e exclusivamente do dono da emissora, que já havia sinalizado desde o final do ano passado que o projeto chegaria ao fim junto com o término do primeiro mês de 2022. Os executivos do canal, no entanto, apostavam que ele seria demovido facilmente da ideia e de que a atração poderia ter uma nova chance nas manhãs. Silvio, no entanto, não voltou atrás.

A reportagem do TV Pop apurou que a alta cúpula do SBT tinha quase certeza de que poderia remanejar o Vem Pra Cá para a faixa matinal mais uma vez no início de fevereiro. Não foram poucos os executivos que passaram boa parte de janeiro em busca de novas ideias para o programa, que voltaria para o seu horário original com novos apresentadores e com um novo formato, para que finalmente conseguisse deixar de ser um projeto deficitário. Apesar de ter anunciantes, a revista eletrônica custava muito mais do que o Mais Você e o Hoje em Dia, seus adversários diretos.

Internamente, especula-se que apenas uma edição da atração comandada por Gabriel Cartolano e Patricia Abravanel tinha o mesmo custo do que duas semanas dos rivais. E o matinal, mesmo em sua melhor fase comercial, passava longe de ter um retorno tão elevado — tanto em audiência, quanto comercial — que pudesse justificar o seu alto custo. Essa teria sido a gota d’água para que o formato fosse descontinuado por Silvio Santos, que não costuma tolerar projetos que operem no vermelho por muito tempo (com a exceção dos que foram criados por ele mesmo).

Silvio, por sua vez, também ordenou que a verba destinada ao Vem Pra Cá fosse imediatamente remanejada para o Bom Dia & Cia — não por coincidência, o programa infantil teve uma rodada de investimentos, com a chegada de novos desenhos e séries. O empresário acredita que investir no público infantil pode trazer mais frutos para a audiência do SBT do que a insistência em competir com formatos femininos já consolidados na Globo e na Record, independentemente do gênero ter mais potencial comercial.

E é justamente no fator comercial que os executivos do SBT se apegaram para tentar fazer com que o dono do Baú autorize o retorno do Vem Pra Cá. Os diretores da emissora defendem que ele poderia se tornar um fenômeno de vendas com baixo custo de produção, desde que sejam feitas mudanças importantes na atração, como a redução de sua equipe e a escolha de apresentadores com mais apelo diante do mercado publicitário. A audiência, em torno dos 3 pontos na Grande São Paulo, não foi um fator levado em consideração para o cancelamento da revista eletrônica.

Mesmo com os apelos de seus diretores, Silvio Santos não quer nem saber: em uma de suas recentes ligações, o empresário foi categórico ao dizer que só suportou o matinal por tanto tempo por conta de Patricia Abravanel, que tinha se oferecido para comandar o programa quando assistiu um de seus pilotos. Como ela não voltaria mais para o comando do formato, já que foi remanejada definitivamente para os programas então conduzidos por seu pai, não havia mais motivo para a manutenção do projeto. Ele, por sinal, até disse que planeja voltar a apresentar o seu tradicional dominical tão logo volte para o Brasil, mas que deverá comandar o Programa Silvio Santos apenas uma ou duas vezes por mês, deixando o comando da atração para Patricia nas demais semanas.

Leia mais