Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
MELHOR DESEMPENHO DA EMISSORA NO SÉCULO

Band tem maior ibope da TV brasileira em 2022 com derrota do Palmeiras

Foto do técnico Abel Ferreira, do Palmeiras
Abel Ferreira foi o técnico do Palmeiras na final do Mundial: audiência histórica (foto: Divulgação/Palmeiras)

A Band atingiu os seus melhores índices de audiência do século com a exibição exclusiva da final do Mundial de Clubes na televisão aberta. De acordo com os índices prévios aferidos pelo Ibope, a emissora marcou pico de 34 pontos na Grande São Paulo com a partida entre Chelsea e Palmeiras, que terminou com a vitória do time britânico por dois a um na prorrogação, após um empate no tempo regulamentar. Este número representa que cerca de seis milhões e 995 mil telespectadores chegaram a assistir ao canal de maneira simultânea apenas na principal metrópole do país.

De acordo com um levantamento obtido em primeira mão pela reportagem do TV Pop, o triunfo do clube do Reino Unido foi responsável pelos maiores índices da Band desde os 36,2 pontos de média obtidos na noite de 14 de janeiro de 2000. Naquele dia, por ironia do destino, a emissora também transmitiu com exclusividade outra final do Mundial de Clubes, daquela vez disputada entre Vasco e Corinthians — e, também como aconteceu neste sábado, o jogo também avançou o tempo habitual e terminou com uma disputa de pênaltis.

Além do patamar histórico para o canal, os 28,0 pontos de média e a sintonia de 52,9% das TVs ligadas enquanto a bola rolava em Abu Dhabi (entre 13h30 e 16h09) representam também a maior audiência registrada entre todos os programas transmitidos pelos canais de televisão na principal metrópole do país em 2022. Até então, o melhor desempenho de uma atração veiculada neste ano eram os 27,9 pontos obtidos pelo primeiro episódio da 22ª temporada do Big Brother, da Globo, em 17 de janeiro.

O índice também representa a melhor performance de um torneio futebolístico desde que os direitos de transmissão das competições passaram a ser espalhados pelas emissoras. Até então, os melhores números de partidas transmitidas fora da Globo nos últimos 10 anos eram pertencentes ao SBT, que marcou 25,2 pontos com a final da Libertadores 2020, disputada entre Palmeiras e Santos na tarde de 29 de janeiro de 2021, e os 27,3 de 27 de novembro do mesmo ano, com a transmissão da final da Libertadores 2021, entre Palmeiras e Flamengo.

Durante o confronto com o desfecho do Mundial de Clubes, a Globo caiu para um amargo segundo lugar: habitual líder de audiência com folga, ela marcou 6,4 pontos exibindo o Jornal Hoje, a Escolinha do Professor Raimundo e o filme Uma Linda Mulher, transmitido pela Sessão de Sábado. A Record, com o Balanço Geral e o Cine Aventura, ficou na terceira colocação, com 2,7 pontos, enquanto o SBT marcou 2,0 e ficou em quarto lugar com o bloco Sábado Série e o Programa Raul Gil. Somados, todos os canais da televisão por assinatura tiveram média de 3,3 pontos.

Leia mais