EXCLUSIVO!

Silvio Santos volta ao Brasil para apresentar programa proibido pela Globo

Foto do apresentador Silvio Santos nos estúdios do SBT
Silvio Santos apresentará a versão brasileira de Weakest Llink (foto: Divulgação/SBT)

As férias de Silvio Santos acabaram: depois de cinco meses nos Estados Unidos, o empresário já alertou aos executivos do SBT que estará de volta ao Brasil na próxima semana. Incomodado com os baixos índices de audiência em praticamente todos os programas de sua emissora, o dono do Baú retornará de seu período sabático com uma extensa lista de novas atrações na bagagem — e uma delas será comandada por ele próprio. É o game show britânico Weakest Link, rebatizado pelo apresentador como O Mais Fraco Vai Embora, e que deve entrar no ar nas próximas semanas.

Há exatos 20 anos, o formato por pouco não desembarcou no Brasil pelas mãos da Globo: a líder de audiência chegou a um acordo com a BBC para adquirir a atração, inicialmente planejada para ser um quadro do Domingão do Faustão (1989-2021). No entanto, o desempenho de Fausto Silva no game show não agradou aos executivos da emissora, que trocaram o comunicador por Pedro Bial ainda durante a gravação de pilotos. O programa deveria ter entrado no ar em 11 de agosto de 2002, após o Fantástico, mas teve sua produção descontinuada por atritos com a rede inglesa.

De acordo com uma reportagem publicada por Daniel Castro, atual publisher do site Notícias da TV e então colunista da Folha de S.Paulo, a BBC não permitia que o formato sofresse modificações em suas versões internacionais. A Globo, que chegou a oficializar a chegada de O Elo Mais Fraco para veículos de imprensa, voltou atrás e adiou a estreia da atração por “intransigências” vindas dos executivos britânicos. O adiamento, porém, virou cancelamento. Conforme noticiado por Castro, o programa de perguntas e respostas tinha chance nula de voltar a ser feito pela emissora.

Duas décadas depois, a situação de Weakest Link é completamente diferente: o formato passou a ser comercializado pela Fremantle, e não mais pela BBC, e tampouco faz o sucesso de outrora no mercado internacional. Nos últimos dois anos, ele só teve versões em países pouco (ou nada) expressivos para a TV mundial, como Austrália, Chipre, Grécia, Alemanha e Rússia. As exceções ficam por conta do Reino Unido, em que uma temporada chegou ao fim há dois meses, e nos Estados Unidos, em que o game show ganhou uma nova versão na NBC no início deste ano.

A reportagem do TV Pop apurou que Silvio Santos ordenou que os executivos do SBT comprassem o formato há cerca de 60 dias. As negociações com a Fremantle progrediram rapidamente e O Mais Fraco Vai Embora já está em fase avançada de pré-produção, com a confecção de cenários e montagem de identidade visual. Até mesmo as primeiras chamadas do formato, citando apenas o nome da atração, foram colocadas no ar nos intervalos comerciais da emissora de forma discreta, no mesmo molde dos anúncios de filmes produzidos no século passado.

Foto do cenário da versão americana do programa O Mais Fraco Vai Embora
Cenário da versão americana de O Mais Fraco Vai Embora: ao centro, a apresentadora Jane Lynch (foto: Divulgação/NBC)

Os detalhes do formato de Silvio Santos

Se não mudar de ideia até desembarcar em território nacional, O Mais Fraco Vai Embora será o único programa conduzido por Silvio Santos em seu retorno ao país. Ele já sinalizou aos executivos da emissora não querer, ao menos em um primeiro momento, voltar a comandar o Programa Silvio Santos e tampouco as jogatinas patrocinadas pela Jequiti. O veterano está feliz com a melhora de desempenho de Patricia Abravanel nas atrações habitualmente apresentadas por ele, e não vê motivos para interromper o trabalho da herdeira neste momento.

Ela, no entanto, deverá perder espaço na programação para o retorno do pai: o desejo do empresário é de que o formato de perguntas e respostas seja exibido por volta das 23h de domingo, no espaço atualmente preenchido por quadros diversos do Programa Silvio Santos. A faixa horária, outrora responsável por colocar o SBT na liderança de audiência na Grande São Paulo, virou motivo de dor de cabeça para o comunicador. Não é raro que a atração que carrega seu nome marque índices abaixo dos 4 pontos em sua última hora no ar, atrás até de documentários da Record.

O Mais Fraco Vai Embora gira em torno de uma dinâmica que une nove desconhecidos por semana na busca por um prêmio milionário. Oito deles, porém, vão ser eliminados da atração sem levar absolutamente nada: a cada rodada, os participantes vão votar e escolher um de seus colegas como “o elo mais fraco”. A cada rodada, os convidados tem que responder nove perguntas de forma correta para acumular um valor em dinheiro. Se uma resposta errada for dada, o grupo perderá todo o valor acumulado naquela bateria de perguntas até o momento.

A cada rodada, um participante é eliminado e o tempo para responder a bateria de perguntas é diminuído progressivamente. O desclassificado, por sua vez, será retirado do estúdio da atração e forçado a fazer uma “caminhada da vergonha” até a porta do estúdio. A dinâmica continua dessa forma até a última rodada, quando sobram apenas dois convidados, que disputam uma bateria de perguntas que podem até triplicar o valor do prêmio da semana.

Depois da definição do valor do prêmio semanal, os dois elos mais fortes disputam uma dinâmica batizada como “cara a cara”. O final do programa consiste na disputa de cinco perguntas, de maneira alternada, dando o prêmio para quem mais tiver acumulado acertos. Em caso de empate, há uma rodada extra, chamada de “morte súbita”, em que as questões continuam sendo feitas alternadamente por um tempo indefinido, até que alguém erre a resposta de alguma das perguntas.

Leia mais