EM PRIMEIRA MÃO

SBT muda programação de sábado e define data de estreia de A Pracinha

Carlos Alberto de Nóbrega, criador de A Pracinha, posa ao lado de Silvio Santos
Xodó de Silvio Santos será trocado por criação de Carlos Alberto de Nóbrega (foto: Divulgação/SBT)

Silvio Santos não mudou a programação do SBT dessa vez, mas os seus diretores decidiram fazer isso por ele: a emissora comunicou para as suas afiliadas no final da tarde desta quarta-feira (20) que irá fazer novas reformulações aos sábados a partir de maio, com o fim da edição especial do Notícias Impressionantes. A partir do dia 7 de maio, das 18h30 às 19h45, o canal transmitirá uma versão juvenil de A Praça é Nossa. Batizado de A Pracinha, o humorístico será apresentado por Marcelo de Nóbrega e seguirá os mesmos moldes do icônico formato original, no ar desde 1987.

A data foi escolhida pelos executivos da rede justamente por sua simbologia: também foi em um 7 de maio que a versão tradicional do humorístico entrou no ar pela primeira vez, há 35 anos. O programa, naquela época, havia acabado de se transferir de uma passagem relâmpago pela Band, que marcou a estreia de Carlos Alberto de Nóbrega como o sucessor de seu pai no formato. A atração, transmitida pela primeira vez entre 1956 e 1978, nasceu como A Praça da Alegria e tinha o comando de Manuel de Nóbrega, substituído por Luís Carlos Miele após sua morte, em 1976.

TV Pop já havia antecipado que A Pracinha seria transmitida após o Programa Raul Gil. Em reportagem publicada na manhã de 19 de abril, o site revelou com exclusividade que a atração era a escolhida para substituir o Notícias Impressionantes nas noites de sábado — o xodó de Silvio Santos continuará no ar nas manhãs de domingo e também de segunda a sexta-feira, no horário do almoço. Dias antes, Carlos Alberto de Nóbrega havia comentado sobre a sua rotina em A Praça é Nossa durante uma entrevista concedida para Eliana Michaelichen.

“Eu tô tirando o pé do acelerador. Se Deus me permitisse, eu queria morrer fazendo A Praça. Eu não quero morrer em uma cama, eu quero morrer trabalhando, aquele banco é meu. Na minha cabeça, enquanto houver a Praça, não vão esquecer do meu pai. Eu luto pra manter a Praça no ar. É o único programa de humor desse gênero”, pontuou o veterano, que cederá o comando da versão infantil do humorístico para seu filho, que também já atua como diretor do formato habitual.

No mesmo comunicado em que o SBT oficializou a estreia de A Pracinha, a emissora também aproveitou para alertar suas afiliadas sobre como será a transmissão do especial Nossas Mães, que irá marcar a estreia de Carla Vilhena como apresentadora do canal. A atração será transmitida no dia 6 de maio, às 23h00, ocupando o espaço em que normalmente vai ao ar a Tela de Sucessos, que terá a sua exibição suspensa nesta ocasião. O Programa do Ratinho também durará menos tempo do que o habitual.

Leia mais